Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Especialista alerta: Dietas restritivas engordam

Não há uma dieta perfeita, nem tão pouco uma dieta que seja eficaz para todas as pessoas. Mas há um tipo de dieta cujos benefícios são poucos ou nenhuns: a dieta restritiva.

Especialista alerta: Dietas restritivas engordam
Notícias ao Minuto

14:25 - 24/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Se pudéssemos apontar aquela que é a meta mais comummente traçada um pouco por todo o mundo, todos os caminhos iam dar ao mesmo: emagrecer.

Com tantas pessoas a desejarem perder peso, não é de estranhar a quantidade de dietas que nascem todos os dias, algumas com promessas bem irreais, mas que, infelizmente, continuam a chamar a atenção das pessoas.

A dieta restritiva é uma das mais comuns, mas também das que menos resultados a longo 'prazo tem. Segundo a nutricionista e autora do best-seller 'O Peso das Dietas', Sophie Deram, em entrevista ao UOL, as dietas restritivas até podem levar ao emagrecimento rápido, mas a verdade é que nada mais fazem do que engordar.

Segundo a especialista, o segredo para emagrecer é muito simples: não fazer dietas. Sophie explica que são mais do que muitos os estudos que já comprovaram que mais de 90% das pessoas que começam dietas restritivas recuperam todo o peso perdido (ou engordam ainda mais) no espaço de seis meses a dois anos.

"Claro que fazer dieta –seja low-carb, low-fat, da proteína, paleo, vegan, jejum intermitente ou alguma outra– vai levar à perda de peso… no início. Esse período inicial dá uma grande euforia! 'Foco, força e fé', dizem. Mas isso não dura e, na realidade, depois dessa fase as pessoas começam a ter uma relação diferente com a comida. Da mesma forma, o corpo e o metabolismo mudam", comenta.

Como a restrição cria um desejo ainda maior pela comida, o corpo passa a querer comer para satisfazer o lado emocional, o que leva as pessoas a ingerir comida quando estão tristes, cansadas, stressadas e ansiosas... mesmo que não tenham fome. E, nestes momentos de fome emocional, a pessoa não vai querer alface, mas sim uma bela fatia de bolo de chocolate. "As dietas restritivas podem levar à obsessão por comida, à alimentação emocional, a transtornos alimentares e ao aumento do risco de engordar a longo prazo", alerta a especialista.

Sophie afirma ainda que não existem dietas milagrosas e o segredo da perda de peso passa pela relação saudável com a comida, respeitando o corpo e prestando atenção à nutrição. "Este sim é o caminho para alcançar um peso saudável, sustentável e sem pressa", finaliza.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório