Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Cinco cereais que deve incluir já na dieta

Os cereais são uma excelente fonte de fibra, mas não só. Saiba porque deve comê-los mais e fique ainda a par dos cinco mais saudáveis.

Cinco cereais que deve incluir já na dieta
Notícias ao Minuto

12:20 - 24/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Pensar em cereais leva-nos a pensar quase automaticamente em hidratos de carbono. Mas isso é bom. Os cereais, quando integrais ou pelo menos não refinados, são um dos combustíveis de excelência do organismo e uma das melhores fontes de fibra, nutriente que assume um papel determinante na saúde e bem-estar geral.

Os cereais são detentores ainda de ácidos gordos ómega 3, cálcio, selénio, ferro e zinco, podendo conter ainda mais vitaminas e minerais dependo do tipo de cereal em causa. Sim, há bem mais cereais do que o tradicional arroz e o trigo que comemos no pão e na massa.

Além da quinoa, um pseudocereal que faz as delícias de quem pretende consumir hidratos de carbono e ao mesmo tempo reforçar os níveis de proteína, existem outros cinco cereais que devem passar a fazer parte da alimentação diária, diz a Women's Health norte-americana no seu site.

Comecemos pelo farro, um cereal bastante comum na Europa e na América do Norte e que, apesar de antigo, ganha cada vez mais destaque por ser uma verdadeira 'bomba' de magnésio e ferro. Este cereal é ainda rico em proteína (14 gramas por 10 gramas de produto), fibra (14 gramas) e é altamente versátil, podendo combinar com uma salada ou fazer as vezes do arroz.

Já mais ou menos presente em alguns restaurantes, especialmente temáticos, o bulgur é um outro cereal que deve começar a fazer parte da dieta. Tal como o farro, também o bulgur é rico em magnésio e ferro, mas é ainda uma boa fonte de manganês. Por cada 100 gramas, este cereal comum nos pratos africanos oferece 8,2 gramas de fibra, 5,6 gramas de prote+ina e ainda 151 calorias.

Conta a revista que também o sorgo é um ingrediente a incluir na dieta, não fosse este isento de glúten e rico em fibra e proteína (10 gramas de cada por cada 100 gramas de produto). Entre os minerais que mais oferece está o ferro, que tem um tremendo poder benéfico na saúde cardiovascular.

Embora o trigo seja o cereal mais comum na mesa dos portugueses, pode-se começar por alternar o seu consumo com... bagas de trigo, um cereal mais rico em proteína e fibra.

Ainda pouco ou nada conhecido por cá, um outro cereal recomendado pela publicação é o teff, um dos que oferece melhores níveis de cálcio, podendo ser o alimento ideal para quem não consome leite e derivados e quer reforçar a ingestão deste mineral.

Por fim, mas não menos saboroso ou importante numa alimentação saudável e equilibrada, está a espelta, um cereal que já é comercializado por cá e que até ajuda a substituir a tradicional farinha de trigo num vasto leque de receitas. A espelta é rica em ferro, fibra e ainda proteína.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório