Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

O que comer para conseguir um microbioma saudável

A boa saúde do organismo depende da boa 'saúde' do microbioma... e esta depende claramente do que se come diariamente.

O que comer para conseguir um microbioma saudável
Notícias ao Minuto

10:35 - 23/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O microbioma é a comunidade de microrganismos que se encontram no corpo humano e que desempenham um papel fundamental na saúde e bem-estar geral. Presente, por exemplo, nos intestinos, na pele, na boca e na zona vaginal, esta comunidade bacteriana está já cientificamente associada a várias patologias, como as alergias sazonais, alergias a alimentos e até mesmo alguns tipos de cancro.

Mas a ciência não tem apenas estudado o papel da comunidade bacteriana na saúde, a importância da alimentação no desenvolvimento saudável destes microrganismos é igualmente um dos aspetos mais analisados e cujas conclusões têm vindo a provar (de forma ainda mais assertiva) que somos mesmo aquilo que comemos.

Segundo o site Mind Body Green, que conversou com a naturopata Lynda Griparic, existe um vasto leque de alimentos que favorecem o microbioma, como é o caso daqueles que são preióticos ricos em fructo-oligossacarídeos e das inulinas, duas propriedades presentes em alimentos de origem natural como a raiz de chicória, alho, cebola, espargo, banana, mel e tomate.

O amido resistente é também uma propriedade interessante para o microbioma, uma vez que consegue 'alimentar' diretamente a colónia de bactérias presente no intestino grosso, produzindo ácidos gordos de cadeia curta. Diz a publicação que os melhores alimentos ricos em amido resistente são a batata cozinha, a banana ainda verde, o caju, o feijão branco e as lentilhas cozinhadas.

Como não poderia deixar de ser, também a fibra tem um papel determinante na saúde intestinal e na comunidade de bactérias que alojamos no nosso organismo e que nos dão saúde. Deste modo, destaca a especialista, não há nada melhor do que as sementes de linhaça (preferencialmente trituradas) , os vegetais e a fruta.

Também os polifenóis - substâncias antioxidantes presentes nos alimentos de origem vegetal - são importantes, devendo-se incluir mais vezes na dieta alimentos como os frutos vermelhos, o morango, o pêssego, a ameixa, ao extrato de semente de uva, o chá, o cacau, o chocolate e o gengibre.

Para que a alimentação diária seja realmente amiga do microbioma é importante que sejam incluídos pelo menos oito alimentos dos acima mencionados, devendo ser conjugados numa dieta saudável e equilibrada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório