Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Há um traço de personalidade capaz de 'roubar' algumas horas de sono

Estudo revela que as pessoas introvertidas podem ter mais problemas de sono do que as extrovertidas.

Há um traço de personalidade capaz de 'roubar' algumas horas de sono
Notícias ao Minuto

08:50 - 23/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Há dois grandes traços de personalidade que conseguem 'separar' o mundo. A introversão e a extroversão são a base da personalidade humana e sabe-se agora que são também a base da qualidade de sono.

Um estudo realizado junto de mil norte-americanos pela Best Mattress Brande concluiu que as pessoas introvertidas - isto é, mais tímidas e fechadas no seu próprio 'mundo' - são mais propensas a ter problemas de sono do que as extrovertidas, que se 'safam' melhor na vida social e agitada.

Na prática, as pessoas introvertidas tendem a acordar mais vezes de noite, ao contrário das pessoas extrovertidas, que não só dormem de uma só assentada, como apresentam ainda maiores níveis de energia e de estado de alerta durante o dia.

Diz o estudo que os introvertidos estão 14,8% menos satisfeitos com o seu estado de alerta ao longo do dia quando comprados com os extrovertidos que, por seu turno, estão 6,5% mais satisfeitos com a sua capacidade de dormir e 17,7% mais agradados com os níveis de energia ao longo do dia.

No que diz respeito ao sono em si, numa escala de zero a 10 (sendo que o 10 é o pior), os introvertidos mostram-se mais propensos a ter pesadelos do que os extrovertidos (4 pontos e 3,7 pontos, respetivamente). As pessoas extrovertidas têm ainda menos sonhos lúcidos e apresentam uma maior probabilidade de adormecer quando pretendem ficar acordadas.

Para o estudo, conta o The Independet, os participantes tiveram que avaliar a sua qualidade de sono e as suas experiências de sonho, tendo os cientistas responsáveis pela investigação conseguido encontrar uma ligação direta entre o tipo de personalidade, a qualidade do sono e os sonhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório