Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Como melhorar a digestão em seis passos

Parte do bem-estar físico depende da eficácia do sistema digestivo. Veja como é fácil melhorá-lo.

Como melhorar a digestão em seis passos
Notícias ao Minuto

07:40 - 23/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Organismo

A digestão é um dos processos mais importantes do organismo, estando responsável por converter os alimentos orgânicos em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis, de forma a que todos os nutrientes sejam eficazmente obtidos.

A digestão começa no momento em que olhamos para a comida e a colocamos na boca, contudo, a boa digestão depende de mais do que isso, depende da adoção de um estilo de vida saudável e, sobretudo, da escolha acertada dos melhores alimentos para o processo digestivo, um dos que mais implica a ação de vários órgãos.

Como explica ao site Mind Body Green o médico Frank Lipman, a digestão pode ser mais eficaz e mais benéfica para a saúde e bem-estar do corpo humano quando a pessoa presta mais atenção ao que come e ao momento em que o faz.

Em primeiro lugar, destaca, não há nada melhor para a digestão do que comer sentado e com calma, centrando todas as atenções no prato de comida e em cada garfada que se faz levar à boca. Aliar a prática de mindfulness a este momento faz com que sejam emitidas correta e eficazmente todas as mensagens para o cérebro.

E como lhe dissemos aqui, é no mastigar que está o ganho... de prazer e saúde. E, claro, de um corpo com menos peso e gordura. Não mastigar não só não promove a saciedade, como aumenta mesmo o risco de soluções, indisposição e até mesmo azia.

De acordo com o médico, um dos piores hábitos para a digestão é dar um gole numa bebida quando ainda se tem comida na boca. Embora seja recorrente e até pareça inofensivo, este hábito de beber água (ou qualquer outra bebida) durante a refeição nada mais faz do que dilatar o ácido estomacal, podendo ficar comprometida a capacidade de 'quebrar' as propriedades de alguns alimentos. O ideal é beber antes da refeição.

Para uma boa digestão é também importante reduzir o consumo de alimentos que causem sensibilidade - isto é, gases, inchaço abdominal ou até mesmo azia. É o caso dos alimentos com glúten, dos lacticínios, da soja, das leguminosas e de alguns vegetais ricos em fibra. O consumo destes alimentos não deve ser banido, mas sim controlado. Já o mesmo não se pode dizer dos adoçantes artificiais e dos refrigerantes, alimentos que danificam a saúde.

E por falar em alimentos - e como não poderia deixar de ser - melhorar a digestão depende claramente do que se come, sendo, por isso, fundamental adotar uma alimentação amiga dos intestinos, isto é, que favoreça as bactérias intestinais e que seja rica em probióticos, como é o caso do iogurte, dos pickles e do tempeh. Estes são os alimentos que melhoram a saúde digestiva.

Por fim, mas não menos importante para um bom processo digestivo, está a perda do hábito de comer antes de ir para a cama, especialmente se se tratar de uma refeição composta e calórica. Um pequeno snack antes de dormir não faz mal algum, mas é fundamental que se tenha a consciência de que o processo digestivo é mais lento ao final do dia, podendo levar a uma sensação de mal-estar durante a noite.

Sabia que os problemas no processo digestivo podem ser os responsáveis por alguns dos problemas de saúde mais comuns?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório