Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Cosméticos que quase se comem. Quando o alimento é o protagonista

A cosmética ruma para um caminho cada vez mais natural e simplista onde os alimentos se assumem como protagonistas.

Notícias ao Minuto

22:00 - 19/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Tendências

Aquilo que nos faz bem por dentro, faz bem por fora. Esta é a mais atual máxima do mundo da cosmética que, a passos largos, caminha em direção de um futuro mais consciente, natural e até mesmo simplista.

Os alimentos são já velhos conhecidos do mundo da cosmética, mas o seu uso encaixa agora numa fórmula que combina inteligentemente a química com a natureza, com mais peso para esta última e para tudo de bom que nos pode dar.

Se outrora o pepino era colocado diretamente na pele durante os tratamentos caseiros contra o inchaço dos olhos, tal como Cleópatra o fizera, hoje é presença frequente em cosméticos que prometem uma pele mais fresca e suave. Esta é, por exemplo, uma das mais recentes apostas da Kiehl's, que lançou um gel de limpeza facial à base de extrato de pepino, "conhecido por refrescar a pele". Diz a marca que o extrato deste vegetal "tem demonstrado propriedades suavizantes, reguladoras e retentoras da humidade da pele. É usado como tratamento para a pele oleosa, cansada e stressada, e como um refrescante da pele em fórmulas de preparação para a exposição solar".

Já a Caudalie vai mais longe e faz mesmo da água de uva o supra-sumo de um produto necessário na rotina de beleza. A água de uva é um dos must-have da marca francesa, uma vez que este alimento tem propriedades que apaziguam, refrescam e hidratam a pele, podendo ser usar a qualquer altura do dia e até mesmo por pessoas com uma pele mais sensível.

A aposta em alimentos na hora de formular cosméticos pode mesmo ser a solução para alguns problemas dermatológicos. Como lhe contámos aqui, o leite de burra, por exemplo, apresenta propriedades capazes de melhorar condições como a acne ou psoríase. Em Portugal a NatureCare alia o leite de burra ao azeite virgem extra para criar um sabonete pensado para quem sofre deste tipo de problemas de pele.

Os cosméticos que recorrem a alimentos nas suas formulações acabam por ganhar um reforço no que diz respeito a ingredientes ativos, isto é, ingredientes que têm propriedades que atuam de forma direta e benéfica na saúde da pele. Estes cremes mais 'naturais' apresentam, por norma, uma maior taxa de ativos naturais, maior teor vitamínico e mais agentes antioxidantes anti-inflamatórios, anti-bacterianos, anti-envelhecimento, etc. Os níveis de minerais são salvaguardados e, por isso, a pele protegida.

O coco, o azeite, o pepino, o morango, a manga e a aloe vera são dos alimentos mais frequentes na composição de cosméticos, mas a oferta da natureza é de tal forma vasta que há agora espaço para as uvas, para o açafrão, para a tangerina, para a macadâmia, para o abacate, para o arando e até mesmo para a abóbora.

De cremes de corpo, a cremes de rosto - seja para dia, noite, pele seca, oleosa, mista, sensível, irritada -, passando pelos esfoliantes até aos tónicos e bálsamos labiais, não faltam opções no mundo da cosmética onde o alimento é rei.

Clique nas imagens acima e conheça alguns dos mais recentes lançamentos que seguem esta tendência.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório