Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Contra o cancro, comer, comer. E estes são os melhores alimentos

A nutrição tem um papel determinante na prevenção e tratamento do cancro, mas é preciso saber escolher os melhores alimentos.

Contra o cancro, comer, comer. E estes são os melhores alimentos
Notícias ao Minuto

18:11 - 19/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Que a alimentação tem um tremendo impacto na saúde (ou falta dela), nenhumas dúvidas restam, mas saber quais os alimentos mais indicados para certas patologias é já algo que requer alguma pesquisa e até mesmo conhecimento.

No caso do cancro, a nutrição é um dos aspetos mais importantes para prevenir e tratar a doença (podendo ser também uma causa mais ou menos direta do problema) e são vários os alimentos que podem ser uma verdadeira mais-valia para o paciente.

Ao site da revista Health, o médico Erin Rossi começa por destacar que "comer bem tem benefícios a nível físico, mental e emocional", frisando que alguns alimentos conseguem mesmo "manter o sentido de bem-estar e controlo", fundamentais para suportar os tratamentos associados à doença e que, muitas vezes, têm mais efeitos colaterais do que resultados concretos.

A dieta de um paciente de cancro deve ser o mais personalizada possível e adaptada às suas necessidades, porém, existem alguns 'denominadores' comuns que são benéficos para a grande maioria das pessoas portadoras da doença, como é o caso do molho de tomate, um preparado que deve ser feito em casa e que é rico em vitamina C, micronutriente que melhora o palato dos pacientes.

Os peixes gordos como o salmão, o atum e as sardinhas são também importantes para esta fase da vida, uma vez que oferecem uma excelente quantidade de ácidos gordos ómega 3 (benéficos para a saúde muscular), vitamina B12 (benéfica para os glóbulos vermelhos) e vitamina D (benéfica para a saúde óssea).

E por falar em vitamina D e ossos saudáveis, os pacientes oncológicos que não têm qualquer problema em digerir a lactose devem ainda optar por produtos lácteos, como o queijo, iogurte grego ou kefir, todos eles fontes de proteína que fortalecem a massa óssea. Os pacientes vegan devem procurar alternativas ricas em cálcio, como o leite de soja (geneticamente não modificada).

Tal como destaca a publicação, que consultou alguns médicos norte-americanos da área da oncologia, os frutos secos são também uma excelente opção, especialmente para os snacks que são feitos ao longo do dia.

A proteína magra deve estar presente nas duas refeições principais e as melhores opções para os pacientes oncológicos recaem na carne de frango e peru e nas leguminosas, que devem ser combinadas com um cereal, preferencialmente integral (como um mix de feijões em tomate com arroz integral, por exemplo).

De acordo com a Health, também os vegetais devem ser protagonistas da dieta dos pacientes de cancro, com especial destaque para os vegetais de folha verde escura, ricos em ferro e magnésio. Brócolos, couve Kale, espinafre, agrião... não faltam boas opções.

Para combater as náuseas muitas vezes causadas pela quimioterapia, a solução mais natural e eficaz é o gengibre, seja sob a forma de infusão ou adicionado a um copo de água.

Aqui, pode encontrar todos os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento de cancro e aqueles que, além dos acima mencionados, deve privilegiar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório