Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Desfiles de novos talentos marcam primeiro dia do Portugal Fashion

O primeiro dia da 41.ª edição do Portugal Fashion no Porto, hoje no Museu do Carro Elétrico, fica marcado por dez desfiles de jovens criadores de moda, do "Espaço Bloom", uma plataforma dedicada a estilistas emergentes.

Desfiles de novos talentos marcam primeiro dia do Portugal Fashion
Notícias ao Minuto

06:15 - 19/10/17 por Lusa

Lifestyle Porto

Depois de ter passado por Lisboa no sábado, com desfiles de Luís Onofre, Pedro Pedro, Carlos Gil e Alves/Gonçalves, o primeiro dia do evento no Porto começa hoje focado nos trabalhos de criadores emergentes, entre as 12:00 e as 23:00, com propostas de oito 'designers' e de 12 estudantes de seis escolas de moda.

Estudantes da Escola de Moda do Porto (EMP) e da Cenatex estreiam a passarela, antes da vez da Escola Superior de Artes Aplicadas, do Politécnico de Castelo Branco, e da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, pelas 13h.

Pelas 14h, a Escola Superior de Artes e Design e a Modatex encerram o ciclo das escolas, seguindo-se Maria Kobrock, que apresenta "Ode to Matisse", e Joana Braga, com "Cat Fight", pelas 16h.

A tarde continua com David Catalán, que se inspirou nas fardas de trabalhadores industriais norte-americanos nos anos 1950 para questionar o fenómeno da gentrificação no novo trabalho, antes de Inês Torcato apresentar, pelas 18:00, a coleção "Self-portrait (Mirror)".

Uma hora depois, os trabalhos de Olímpia Davide, criados a partir das "memórias" da autora, ocupam as atenções do público, com Beatriz Bettencourt a trazer, já depois do jantar, a coleção "Perfect Strangers", uma proposta "feminina de cariz citadino e gráfico" para as estações mais quentes.

"Raving Iran" é a proposta de Nycole, apresentada pelas 22h de quinta-feira e inspirada na mistura entre a cultura iraniana e a europeia, com "detalhes militares" a contrastarem com "peças desportivas", antes de pertencer a Sara Maia o último desfile, pelas 23h.

Na sexta-feira, o evento muda-se para a 'base' da Alfândega do Porto, com destaque para os desfiles de Anabela Baldaque, Estelita Mendonça ou Diogo Miranda, antes de, no sábado, serem apresentadas as propostas de Katty Xiomara, Luís Buchinho ou Alexandra Moura.

O circuito do Portugal Fashion, que termina no Porto, passou antes pelas Semanas da Moda de Nova Iorque, Paris, Londres, Milão.

O Portugal Fashion 2015-2017 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e que teve um fundo total aprovado de oito milhões para o triénio 2015/2017.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório