Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Pâncreas artificial usa smartphone para controlar a diabetes

Este aparelho que monitoriza e ajusta os níveis de glucose dos diabéticos teve um bom desempenho nos testes clínicos.

Pâncreas artificial usa smartphone para controlar a diabetes
Notícias ao Minuto

08:36 - 18/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

O mais recente pâncreas artificial consiste numa bomba de insulina com um recetor contínuo de monitorização de glicose, um smartphone conectado por Bluetooth, e usa cálculos algorítmicos para determinar adaptações semanais às ‘descargas’ de insulina nos pacientes diabéticos, sem necessidade de assistência de pessoal clínico nem do próprio diabético.

O objetivo é atingir um patamar de níveis de glicose aceitáveis e ao construir um algoritmo que melhore com ciclos diários repetidos, o sistema pode fazer o controlo basal e das variações dos níveis após as refeições sem necessidade de assistência manual.

Este novo pâncreas artificial ligado a um smartphone foi testado em 30 pacientes com diabetes tipo 1, num estudo de 12 semanas, e os investigadores notaram que este sistema conseguiu diminuir a hemoglobina A1c e reduzir o tempo passado em hipoglicemia. Graças à combinação do pâncreas artificial com os algoritmos do smartphone, os pacientes conseguiram monitorizar os seus níveis de glicose com mais facilidade e administrar insulina utilizando uma agulha ou bomba de infusão.

Como reporta o site Digital Trends, um comunicado publicado pela Universidade de Harvard sobre o teste feito com este sistema destaca: "O pâncreas artificial foi projetado para imitar a função de regulação da glicose de uma pessoa saudável. O sistema de circuito fechado consiste numa bomba de insulina e um monitor de glicose contínuo colocado sob a pele do utilizador. Além disso, o sistema inclui um algoritmo dentro de um smartphone habilitado para Bluetooth, que determina a quantidade de insulina que a bomba deve fornecer. Esta quantidade é determinada por uma série de variáveis, como refeições consumidas, atividade física, sono, stress e metabolismo".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório