Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Saiba como preparar o seu cão para a chegada do bebé

Os cães adoram crianças, mas é preciso preparar o patudo para a chegada de um novo membro.

Saiba como preparar o seu cão para a chegada do bebé
Notícias ao Minuto

18:04 - 22/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Maternidade

Quem nunca passou minutos a fio a ver vídeos no YouTube de cães e bebés, que atire a primeira pedra (ou faça já uma pesquisa). A ligação entre ambos é de tal forma especial e espontânea que mais parece que nasceram um para o outro. Mas nem tudo são rosas.

Embora os cães e as crianças se aceitem e adorem mutuamente, é importante preparar o patudo para a chegada de um novo membro da família, sob a pena dos ciúmes falarem mais alto e o bem-estar do animal ficar comprometido.

De acordo com a veterinária Ingrid Stein, todas as adaptações devem ser feitas gradualmente e de forma a que o cão seja incluído. Antes do nascimento, por exemplo, é importante não privar o animal do acesso a locais aos quais está acostumado a frequentar, para que o bicho não associe a criança a algo negativo.

À medida que o quarto do bebé é montado, os donos e futuros pais devem deixar o cão farejar e conhecer o ambiente. Deixar o cão farejar a barriga e adaptar alguns dos seus hábitos (comida e passeios) aos novos horários do bebé é também importante para que o animal se sinta incluído nesta nova fase da família.

Depois do nascimento, deve-se colocar nos locais que o cão mais gosta alguns panos ou roupinhas com o cheiro do bebé, não só para ele associar o odor a algo agradável, mas também para se sentir mais confortável na presença física da criança.

Quando o pai ou a mãe estiver a cuidar, alimentar ou brincar com o bebé é igualmente importante que o patudo esteja presente e até participe. Conversar com o animal quando se está com o bebé ao colo é também uma das dicas da médica, que destaca que todo o processo de adaptação deve ser feito com calma e paciência.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório