Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Envelhecer com um metabolismo 'amigo'? Eis tudo o que deve fazer

É certo e sabido que o nosso metabolismo tende a ficar mais 'preguiçoso' à medida que envelhecemos, mas sabia que é possível controlar a situação?

Envelhecer com um metabolismo 'amigo'? Eis tudo o que deve fazer
Notícias ao Minuto

20:00 - 16/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O processo de envelhecimento vai muito além do aparecimento de rugas e de fios brancos. A perda de massa muscular (entre 3% a 5% por cada década depois dos 30 anos) e o ganho de gordura são duas das consequências mais comuns, contudo, o segredo para conseguir travá-las (ou atenuá-las) está no metabolismo.

Apesar de ser comum ficar com o metabolismo mais lento à medida que envelhecemos, é possível melhorar o seu funcionamento com alguns truques bem simples. Como mostra o site Eat This, Not That!, tudo começa com uma dieta equilibrada, em que há o devido espaço para os hidratos de carbono, gordura e proteína, devendo-se apostar nos hidratos complexos (cereais integrais), nas gorduras saudáveis (como o azeite e abacate) e ainda nas proteínas magras (como o frango ou as leguminosas).

Comer a cada duas ou três horas - optando por snacks saudáveis e estrategicamente pensados, como os mais energéticos para a manhã, por exemplo - e jamais abdicar do pequeno-almoço são outras estratégias a ter em conta na hora de zelar por um metabolismo mais eficaz ao longo dos anos. O consumo de açúcar deve ser reduzido ao máximo e o de adoçantes artificiais ou alimentos açucarados banido por completo.

A ingestão regular de água e o reforço do consumo de alimentos de origem vegetal - em particular proteínas - é também importante, assim como a redução dos níveis de stress, que quanto mais elevados forem, pior impacto têm na saúde e bem-estar.

A prática diária de exercício físico é um dos requisitos 'obrigatórios' para um metabolismo mais eficaz, contudo, o bom funcionamento do mesmo e o bom regulamento das hormonas depende diretamente da boa qualidade de sono, que deve ser assegurada o quanto antes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório