Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Como perder peso sem cortar nos hidratos de carbono

Sabia que a perda de peso não depende apenas do que come, mas também da forma como come?

Como perder peso sem cortar nos hidratos de carbono
Notícias ao Minuto

19:05 - 11/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Os hidratos de carbono parte fundamental de uma dieta saudável e equilibrada. Este macronutriente a principal fonte de combustível do organismo, tendo um impacto direto nos níveis de energia e ainda na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, quando bem escolhido, o hidrato de carbono desempenha ainda um papel crucial no que diz respeito à saciedade.

E mesmo na escolha do melhor tipo de hidrato de carbono que está o segredo do sucesso. Enquanto os hidratos simples (feitos à base de farinha refinada e muitas vezes altamente processados) são penosos para a saúde, os hidratos complexos (integrais) oferecem um vasto leque de nutrientes. Porém, mesmo quando se escolhem os bons hidratos é preciso ter em conta cinco aspetos para que não se ganhe peso.

Um deles, diz a revista norte-americana Women's Health, diz respeito à forma como comemos. Fazer uma refeição com calma e tempo suficiente para mastigar pausadamente e apreciar cada garfada é meio caminho andado para poder comer hidratos de carbono sem peso na consciência... ou balança.

Comer de forma mais intuitiva, isto é, tendo plena consciência dos alimentos que constituem o prato e do impacto que têm no momento em que são ingeridos (se vão saciar ou não, se vão fornecer energia, etc.) é igualmente importante, diz a revista, salientando ainda a importância de variar e não de proibir.

Embora o consumo de hidratos de carbono deva ser moderado, este jamais deve ser evitado. O melhor é mesmo variar e alternar entre cereais integrais, vegetais, etc. E isto tanto vale para as refeições principais - onde de pode alternar entre vários tipos de massa integral e de leguminosas, quinoa, arroz e por aí adiante - como nos snacks.

Para que o consumo de hidratos de carbono seja saudável deve-se ainda aprender a controlar o stress, uma vez que a vontade de comer alimentos menos saudáveis e mais calóricos surge nos momentos de alta tensão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório