Mais força, mais resistência, mais músculos e tudo isto sem efeitos colaterais indesejados. Esta é a promessa da creatina, um dos suplementos desportivos mais consumidos e dos que apresenta maior taxa de segurança e eficácia.
Embora sejam conhecidos os benefícios da creatina, a dúvida sobre a melhor hora para a tomar sempre foi constante. E foi isso que um estudo recentemente publicado na revista científica Journal of International Society of Sports Nutrition vem desvendar.
Conta o Deporte y Vida do jornal espanhol As que os investigadores deram cinco gramas de monohidrato de creatina a 19 homens praticantes de culturismo, sendo que uma parte tomou o suplemento antes do treino e a outra já depois da prática de exercício.
Todos os participantes apresentaram mais força e massa muscular independentemente do momento da toma, contudo, foram os que ingeriram o suplemento depois de treinar os que ganharam mais massa magra, o que facilita não só a perda de gordura, mas também a construção do músculo.
A toma de creatina é considerada segura - embora seja importante obter mais informações e recomendações junto de um médico ou nutricionista -, mas não substitui um estilo de vida ativo e um plano alimentar saudável e que satisfaça as necessidades de cada pessoa. Para o estudo, todos os participantes treinaram de igual modo - cinco dias por semana ao longo de quatro semanas - e consumiram 1,9 gramas de proteína por cada quilo de peso corporal, cálculo que permite um consumo equilibrado do macronutriente que mais impacto tem na construção de músculo.