Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Os erros que mais comete ao almoço... mas não devia

Se acha que tem um comportamento quase imaculado à hora das refeições, de certeza que vai mudar de opinião depois de ler este artigo.

Os erros que mais comete ao almoço... mas não devia
Notícias ao Minuto

13:30 - 09/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Quando a dificuldade em perder peso é cada vez mais notória, a culpa recai quase sempre naquilo que se come. Contudo, não são apenas os alimentos ingeridos os únicos culpados pelo excesso de peso e pela dificuldade em emagrecer, a hora a que comemos, como comemos e com quem comemos têm também o seu quê de culpa.

Embora aconteçam quase sempre de forma inconsciente e rotineira, são vários os hábitos que comprometem a saúde e o bem-estar e que tornam a tarefa de perder peso ainda mais árdua e distante.

É o que acontece, por exemplo, quando se almoça fora todos os dias, seja por preguiça em preparar a marmita, ou por falta de alternativa. De acordo com o site Eat This, Not That!, este é apenas um dos muitos hábitos ao almoço que não só tiram saúde como fazem com que o pneuzinho fique cada vez maior.

Entre os erros apresentados pela publicação está ainda o hábito de comer na secretária - que faz com que não se preste qualquer atenção ao que se ingere - ou de almoçar 'agarrado' ao telemóvel. Não incluir vegetais na refeição, seja ela preparada em casa ou comprada num restaurante/café, é também comum, mas de evitar ao máximo.

Beber o segundo ou terceiro café ao almoço pode comprometer a boa qualidade do sono, já o uso de molhos pré-feitos e repletos de calorias pode não só causar mal-estar como promove a acumulação de gordura.

Sim, de pouco ou nada vale tentar fazer de uma salada saudável quando esta ou é protagonizada apenas por alface ou está repleta de molhos e condimentos com gordura... ou de pão (seja ele 'natural' ou frito).

E por falar em pão, recorrer ao tradicional pão de farinha refinada para o almoço também é um erro comum, não só por se tratar de um alimento calórico, mas também por ser um hidrato de carbono simples, o que faz com que os ocorram picos de açúcar no sangue e, por consequência, mais vontade de comer.

Comer demasiado cedo ou demasiado tarde é também um erro a evitar. Porquê? Porque comer demasiado cedo vai fazer com que se sinta fome mais cedo (o que resulta muitas vezes em snacks calóricos) e almoçar demasiado tarde vai implicar ficar várias horas sem comer (e sim, a probabilidade de devorar o almoço de uma só assentada é grande).

Comer carnes processadas, como o fiambre, beber refrigerantes, almoçar apenas um iogurte ou comprar fast-food são outros erros comuns que se comete ao almoço e que em muito interferem com a saúde e bem-estar, podendo mesmo dificultar a capacidade de ter uma boa noite de sono.

Aquecer o almoço em recipientes de plástico é também um hábito diário mas que pode aumentar o risco de contaminação, destaca a publicação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório