Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

"Para fazer moda em Portugal temos de ser muito persistentes"

Tem apenas 30 anos e é já um dos nomes mais aclamados da moda nacional. O Lifestyle ao Minuto esteve à conversa com Luís Carvalho momentos depois de ter apresentado a coleção 'Eagle Eye' na ModaLisboa Luz.

"Para fazer moda em Portugal temos de ser muito persistentes"
Notícias ao Minuto

21:13 - 08/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Luís Carvalho

Naquele que é o último dia da ModaLisboa Luz, em pleno Pavilhão Carlos Lopes, Luís Carvalho levou o público ao topo e tudo na perspetiva do olhar atento de uma águia. Este foi o animal que surgiu de inspiração para o jovem criador, que volta a render-se facilmente aos encantos da natureza.

"Encontrei uma imagem de uma águia que achei muito interessante e pensei que poderia funcionar como um bordado", começou por contar-nos o criador momentos depois do final da apresentação da sua coleção 'Eagle Eye', com propostas para a primavera-verão do próximo ano.

Assim que a imagem lhe ficou na cabeça, Luís começou a "construir um conceito e achei que a águia poderia ser uma boa inspiração, tanto para a estrutura da coleção, como para modelagem dos vestidos e até mesmo para trabalhar os materiais, porque desta vez não tinha tantos materiais diferentes, quis trabalhar mais a nível de pregas, o que me faz lembrar as penas e as suas várias sobreposições".

"O ponto de vista da águia para ir buscar a paleta de cores, porque a águia sobrevoa desertos, por isso fui buscar os tons de bege, os tons mais pálidos", destacou.

Mas esta não é a primeira vez que Luís inspira-se no que é natural e o próprio confessa que "é fácil" inspirar-se na natureza. "De todas as coleções que fiz até hoje, acho que só uma é que não foi inspirada na natureza. Mas é tudo inconscientemente. Só há pouco tempo é que me apercebi que isso acontecia, mas a natureza inspira-me muito, tem muito para nos dar e inspirar. A mim inspira-me imenso", destacou.

Uma vez que tem apenas 30 anos e é já um dos nomes mais presentes na moda portuguesa, vestindo várias celebridades nacionais, foi-nos impossível não questionar Luís sobre a sua curta, mas já consolidada carreira. O jovem criador continua um tanto ou quanto incrédulo com a rapidez dos acontecimentos, mas o orgulho está-lhe facilmente espelhado no rosto.

"Aconteceu tudo muito rápido. Comecei há quatro anos e de repente isto tomou uma proporção [enorme]", garantiu-nos. Mas nem tudo é um mar de rosas. Apesar de Luís Carvalho ter conseguido num curto espaço de tempo aquilo que muitos criadores anseiam há anos, as dificuldades fizeram também parte do seu percurso.

"A maior dificuldade é a que todos sentimos, que é sobreviver neste país que é tão pequenino e para se conseguir fazer moda em Portugal temos de ser muito persistentes, ser muito criativos e saber fazer várias coisas para conseguir sustentar uma marca e esse é o meu maior desafio", frisou.

O caminho do criador é ainda longo, mas este ano foi já alcançado um objetivo há muito traçado. "Este ano já concretizei uma das coisas que queria muito que era a internacionalização, [aconteceu] no showcase de moda em Paris".

Embora não esconda que vender "é o objetivo, porque isso é o que sustenta o negócio e a marca e com isso consigo criar", Luís destacou que "apresentar lá fora é sempre um objetivo para qualquer designer".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório