Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Moda. O que os criadores nacionais mostraram lá fora

Nova Iorque, Londres, Milão, Paris. Os criadores portugueses continuam a marcar presença nos principais desfiles de moda estrangeiros, mas os próximos palcos são bem portugueses.

Moda. O que os criadores nacionais mostraram lá fora
Notícias ao Minuto

17:06 - 04/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Desfile

E quando a moda está no centro de todas as atenções, eis que um, dois, três ou mais nomes portugueses se destacam. A presença de criadores nacionais nos principais desfiles de moda internacionais tem sido uma constante e este ano não foi exceção.

Nas últimas semanas, foram vários os criadores e marcas nacionais a apresentarem as suas coleções em plenas capitais da moda. Miguel Vieira, Katty Xiomara, Luís Boucinho, Alexandra Moura, Carla Pontes e Susana Bettencourt foram alguns dos nomes mais sonantes.

A um dia do arranque da 49ª edição da ModaLisboa, certame que se assume como montra para a moda nacional, o Lifestyle ao Minuto compilou tudo o que os portugueses mostraram além fronteiras, uma viagem que passa por Nova Iorque, Londres, Milão, Paris, que ruma ainda a Lisboa e que apenas termina - e em grande - no Porto, com mais uma edição do Portugal Fashion, repleta de grandes nomes em alguns dos principais palcos da cidade Invicta.

New York, New York

A rota estilosa dos portugueses pelas principais semanas da moda do mundo começou logo no início de setembro com Katty Xiomara e Miguel Vieira, que apresentaram as suas propostas para a primavera-verão do próximo ano em plena Semana da Moda de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Mas não foram os únicos portugueses a viver o sonho americano.

Os criadores Luís Buchinho e Carla Pontes e as marcas Pé de Chumbo e Babash, estas últimas apoiadas pelo Next Step - braço comercial do PF - também marcaram presença no evento, tal como a a marca de sapatos e acessórios Marita Moreno, do Porto, cuja coleção outono-inverno foi apresentada na Flying Solo, espaço na West Broadway que integra o calendário de eventos do evento.

Foi no Pier 59 Studios que Katty Xiomara provou que no Estados Unidos da América há que ser americano. Inspirada na art déco de Miami Beach dos anos 60, a criadora portuguesa apresentou, a 11 de setembro, uma coleção intitulada 'Parachute Trip' e que mergulha, de 'paraquedas', na essência calorosa das cores adoçadas e exóticas, construindo blocos de cor dispersos nas suas diferentes profundidades". E como cor foi mesmo a palavra de ordem, há que destacar as que prometem fazer furor nos meses mais quentes do próximo ano: tons de água e laranjas, papaia, melão e framboesa.

Depois de ter apresentado no verão as suas propostas para o público masculino, Miguel Vieira rumou também a Nova Iorque e teve como palco o Studio C para dar a conhecer todas as suas propostas femininas para a primavera-verão 2018. Mas não só: a ida à Semana de Moda de Nova Iorque coincidiu ainda com o 30º aniversário de carreira do criador e foi celebrada da melhor forma: com uma coleção que faz jogos de volume entre peças mais slim e oversized, uma tendência que se tem mostrado cada vez mais atual.

Hi, London!

Há duas alturas bem concretas do ano em que todos os caminhos vão dar a Londres: as semanas de moda. Na mais recente, que aconteceu no final de setembro, Portugal foi um dos pontos de destaque.

Do calendário oficial de desfiles, do qual fizeram parte nomes como Burberry, Empório Armani, Tommy Hilfiger ou House of Holland, foi a dupla Marques'Almeida a representar Portugal.. e em grande. Mas não foram os únicos lusitanos em destaque: Convidado pela Oxford Fashion Studio, Gonçalo Peixoto abriu o dia único de desfiles em Devonshire Square, dando a conhecer o seu trabalho naquela que é uma das semanas de moda mais criativas e aclamadas de sempre.

O Portugal Fashion - um projeto da responsabilidade da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) - promoveu ainda três ações durante o evento, tendo realizado uma Open House na Embaixada de Portugal em Londres, um dos momentos mais altos do certame e que permitiu a apresentação de 14 projetos, incluindo criadores de moda e marcas nacionais. TM Collection by Teresa Martins, Pé de Cumbo e Lion of Porches (no segmento de moda), Freakloset e Lemon Jelly (no calçado), Maria Maleta e Romero Collection (acessórios), VAVA Eyewear. Eugénio Campos Jewels, Liliana Alves Jewellery e Sopro Jewellery, Attitude Interior Design Mag e Dsectio foram os nomes que compuseram a Open House.

Tendo Londres como um dos seus principais trampolins para comunicar o seu nome, Alexandra Moura apresentou na Semana de Moda de Londres uma coleção 'Within The Time Within', “inspirada na deterioração dos interiores de palácios e palacetes portugueses do século XVIII, bem como nos detalhes interiores de peças de vestuário dessa mesma época”, contou a própria, citada pela informação enviada pela Portugal Fashion. "Os detalhes subtis e românticos são combinados com um lado mais high-tech e desconstruído", revelou a criadora, destacando as "formas marcantes, por vezes oversized, por vezes ajustadas" que se conjugam "com atilhos e bolsos para criar statement looks com apontamentos fortes e icónicos de outros tempos".

Alexandra Moura que, lado a lado com Carla Pontes e Susana Bettencourt, integrou ainda o Designer Showrooms, que teve lugar no The Store Studios.

Ciao, Milano

Há sempre um bom motivo para visitar Milão, mas as semana de moda assumem-se, atualmente, como uma rota quase obrigatória para todos os fashionistas. E foi isso mesmo que acontece no final de setembro, quando grandes nomes da indústria se reuniram para mostrar o que de melhor podemos esperar para as próximas estações. E, claro, os portugueses estiveram por lá.

O Portugal Fashion fez de Milão "a sua terceira fashion stop do roteiro internacional de apresentações SS18, no contexto das semanas da moda femininas: a Milano Moda Donna será novamente um dos palcos europeus do Portugal Fashion, totalizando cinco participações consecutivas no certame",a anunciou o organismo numa nota enviada pela Portugal Fashion às redações.

Carlos Gil foi um dos nomes nacionais a pisar a passerelle do evento, tendo apostado na recriação de looks “descontraídos e leves, enquadrados pela matriz da elegância urbana e cosmopolita que caracteriza a marca”, com destaque para as cores vibrantes que captaram a atenção de todos os que estavam na plateia. Para o criador, esta é uma coleção "inspirada pela imponência da arquitetura contemporânea das grandes cidades e pelos ambientes tropicais".

Também com a cor como principal protagonista, Pedro Pedro apresentou uma coleção pensada nos anos 80 e que aliou as roupas bem-comportadas com estilos mais descontraídos e casuais, não fosse o principal objetivo do criador "voltar à rotina".

Durante a Semana de Moda de Milão, a ANJE levou ainda quatro criadores (Katty Xiomara, Pedro Pedro, Carla Pontes e Luís Buchinho) e duas marcas de moda (Pé de Chumbo e TM Collection by Teresa Martins) à White Milano.

Mon amour, Paris

Antes de regressar a Portugal, nada como viajar até à capital da moda... e do amor. A Semana de Moda de Paris, que terminou esta semana, contou com a participação de seis portugueses, entre os quais Fátima Lopes, que apresentou a sua nova coleção primavera-verão 2018.

'Birds' [Pássaros, em português] foi o tema do desfile, que pautou pela música e pelo "imaginário estético dos pássaros". Tal como a própria criadora explicou, esta coleção mostra silhuetas "fluidas e coloridas" que fazem jus das sedas e rendas.

Em Paris, a moda portuguesa foi ainda representada em feiras e 'showrooms', como na 3rd Eye Showroom e na Tranoï Paris, onde marcaram presença nomes como Susana Bettencourt, Carla Pontes, Alexandra Moura, Luís Buchinho, Katty Xiomara e ainda a marca Babash Design.

O que é nacional é bom e mostra-se por cá

Depois das passagens por Nova Iorque, Londres, Milão e Paris, é a vez dos criadores nacionais mostrarem em território luso aquilo que de melhor se faz por cá.

A primeira paragem é já na ModaLisboa, que arranca esta quinta-feira e conta com nomes como Valentim Quaresma, Ricardo Preto, Cia. Marítima, Dino Alves, Nadir Tati, Luís Carvalho e Filipe Faísca.

Terminada a ModaLisboa é vez de rumar a mais um Portugal Fashion, evento que arranca em Lisboa a 14 de outubro e que conta com nomes como Pedro Pedro, Carlos Gil, Luís Onofre e Alves/Gonçalves. A 19 de outubro, no Museu do Carro, passará a cidade Invicta a ser o palco da moda nacional, com destaque para nomes como Beatriz Bettencourt, Nycole e Sara Maia. A 20 de outubro pisam a passerelle em plena Alfândega do Porto os criadores Estelita Mendonça, Susana Bettencourt, Júlio Torcato, Diogo Miranda, Hugo Costa, Anabela Baldaque e Miguel Vieira. Katty Xiomara apresenta as suas propostas a 21 de outubro, segundo-se Luís Boucinho. No mesmo dia desfilam as coleções de Nuno Baltazar, Alexandra Moura, Pé de Chumbo, Lion of Porches, Micaela Oliveira, Dielmar e Ana Sousa.

Conheça todo o calendário do Portugal Fashion aqui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório