Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Adeus pele casca de laranja. Alimentação saudável previne a celulite

A celulite é caracterizada por uma irregularidade natural na pele causada pela forma como a gordura e o tecido fibroso se organizam entre si

Adeus pele casca de laranja. Alimentação saudável previne a celulite
Notícias ao Minuto

22:00 - 03/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Corpo

A celulite é um 'mal' que atinge grande parte das mulheres em todo o mundo, estimando-se que cerca de 90% têm celulite em algum momento da vida. Nos homens, este problema é menos comum, mas pode afetar até 10% do sexo masculino.

A nutricionista brasileira Elenice Neves da Silva alerta que dizer adeus a estas indesejáveis irregularidades que afetam determinadas zonas do corpo (como as pernas, coxas, barriga e braços) envolve uma série de fatores, entre eles o combate ao excesso de peso.

A celulite, também chamada de pele casca de laranja, é caracterizada por irregularidade naturais da pele que são causadas pela forma como a gordura e o tecido fibroso se organizam entre si.

Segundo Elenice, embora a celulite ocorra nas camadas superiores de gordura, o principal problema está no bolso do tecido conjuntivo em torno dessas células de gordura. “Quando esses tecidos enfraquecem, as células de gordura podem ser empurradas para fora, criando a aparência irregular e esburacada. Ter muita gordura pode colocar mais pressão sobre os tecidos, mas é a fraqueza do tecido que permite que a celulite apareça”, explica.

A celulite resulta, sobretudo, de predisposição genética ou de estímulos hormonais – estrogénio, debilidade das fibras colagenio, organização natural das células de gordura e inflamação por insuficiência do sistema microcirculatório. Contudo, com a idade, o excesso de peso e o sedentarismo, a aparência da celulite pode piorar.

Para preveni-la é importante estar atento aos fatores desencadeadores, como as flutuações hormonais femininas e a má alimentação, dois fatores que andam lado a lado, não fosse a alimentação não saudável um dos trampolins para os desregulamentos hormonais.

“A alimentação não evita celulite, mas atua com muita eficácia nos processos inflamatórios. Os alimentos que têm ação antioxidante ajudam na circulação sanguínea, evitando graus mais severos. Uma alimentação equilibrada contribui para o bom funcionamento do organismo, oferecendo os nutrientes necessários”, explica.

A fim de prevenir a celulite, o ideal é acrescentar na alimentação diária alguns alimentos como verduras e legumes, uma vez que são ricos em fibras e fazem o intestino funcionar adequadamente, permitindo que os nutrientes cheguem até as células.

Alguns destes alimentos devem ser consumidos com mais frequência, como é o caso dos brócolos, que possuem luteína com ação hidratante e amaciante. Também a banana - fonte de potássio e que estimula a drenagem linfática - é uma excelente opção, assim como azeite extra virgem, que é uma fonte de gordura boa e age com ação anti-inflamatória capaz de combater os edemas causados pela celulite.

As frutas cítricas – fontes de vitamina C, um potente antioxidante capaz de estimular a eliminação de toxinas e reduzir o volume das células - devem ser igualmente consumidas com frequência, tal como a cenoura - fonte de betacaroteno que ajuda a reduzir as inflamações das células -, a maçã - fonte de pectina, um hidrato de carbono capaz de regular a absorção de gorduras e glicose no sangue - e a levedura de cerveja, que contém silício - parte estrutural das fibras, colagénio e elastina, que dão suporte à pele.

Diz a especialista que os peixes ricos em ómega 3 como o atum, salmão, sardinha são excelentes opções, assim como a uva, que contém resveratrol , que atua diretamente na circulação sanguínea.

Mas de nada vale comer os alimentos que fazem bem quando se continua a comer todos os que fazem mal. Todos os produtos processados e os alimentos feitos com farinha refinada devem ser evitados, tal como o café e chá preto, pois são ricos em cafeína e podem levar à desidratação. O sal e o álcool devem ser consumidos com muita moderação.

Os sumos detox são um bom reforço no combate à celulite, não só por ajudarem a manter o organismo saciado, mas também por darem de uma assentada só todos os nutrientes essenciais para a boa saúde. Estas são algumas receitas a ter em conta e que podem protagonizar, por exemplo, o pequeno-almoço:

• 200 ml de água de coco, 1 limão e 1 pepino.

• 200 ml de leite de soja, 2 fatias de abacaxi e 1 colher de chá de gengibre ralado.

• 1 chávena de chá verde, 1 cenoura pequena, 1 maçã pequena e folhas de hortelã.

• 2 fatias de abacaxi, sumo de limão e 1 colher sobremesa de gengibre.

• 200 ml de sumo de laranja, 1 colher de sopa de bagas de goji, 1 fatia de melão e folhas de hortelã fresca.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório