Cuidar da beleza de uma geral. É essa a mensagem que fica após os últimos eventos de Dermatologia. De acordo com a especialista em dermo e nutricosméticos Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec, conceitos como efeito lift para o pescoço, na remodelação facial, hidratação anti-idade e o uso de cápsulas antioxidantes foram os grandes destaques dos últimos encontros.
“A boa notícia é que, para a maioria destes tratamentos, a farmácia de manipulação pode ser uma grande aliada, pois já conta com ativos altamente tecnológicos e inovadores. O ideal é sempre procurar um dermatologista para que possa personalizar a fórmula de acordo com a necessidade da pele”, explica a profissional, que visitou os eventos. Nas linhas abaixo, Mika destaca as principais tendências internacionais anti-idade:
Hidratação dinâmica — Este é um conceito que dá prioridade à hidratação da pele em todos os seus níveis. “Para o combate ao envelhecimento, todos os cremes precisam de um equilíbrio entre hidratantes aquosos e reposição lipídica para manter uma hidratação que vai muito além da formação de um filme, mas que seja um reestruturador das diversas camadas da pele”, comenta. A aposta é na manipulação de cremes com a associação de ácido hialurónico de baixo e alto peso molecular:
Sculp Lift — O conceito é focado no peito, pescoço, rosto e zona oval. “Aqui, as farmácias já contam com ativos que atuarão no estímulo da produção de colagénio, substância fundamental, e na melhora da junção dermoepidérmica, componente importante para combatermos a flacidez”, explica. Para isso, o creme deve conter Arct-Alg, Sculptessence, DensiSkin D+ e Progenitrix.
Produtos antioxidantes, antipoluição e protetores — A preocupação maior, neste ponto, é com relação aos radicais livres causados por estímulos externos como radiação, calor e poluição. “Devem ser combatidos com produtos que preservem a função de barreira da pele e evitem a formação de radicais que degradam colagénio”, afirma. Um creme poderoso para ter essa proteção completa deve conter OTZ 10, Alistin, Exo-P e Ascorbosilane C, segundo a especialista.
Produtos de aplicação pontual — “Uma das grandes preocupações é com relação à área dos olhos, onde devemos combater bolsas, olheiras, flacidez e rugas”, comenta. A grande novidade é MeiYanol, um ativo desenvolvido em França e que é rico em flavonoides e polifenóis.
Cápsulas antioxidantes — Trazer a beleza de dentro para fora explica este conceito. “Quando falamos do processo de envelhecimento, temos uma necessidade de combater um inimigo silencioso: o stress oxidativo que se inicia com a glicação, oxidação e no final temos a inflamação. Para termos uma qualidade metabólica melhor, é necessário combater este stress oxidativo”, explica.