Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

ModaLisboa abre quinta-feira com sete dos 23 desfiles abertos à população

A 49.ª edição da ModaLisboa, durante a qual serão apresentadas coleções para a primavera do próximo ano, decorre a partir de quinta-feira, na Estufa Fria e no Pavilhão Carlos Lopes, com sete dos 23 desfiles abertos à população.

ModaLisboa abre quinta-feira com sete dos 23 desfiles abertos à população
Notícias ao Minuto

10:34 - 03/10/17 por Lusa

Lifestyle Eventos

Os desfiles decorrem entre sexta-feira e domingo, mas a 49.ª edição arranca às 16h de quinta-feira, na Estufa Fria, no Parque Eduardo VII, com as 'Fast Talks' (conversas rápidas sobre moda), de entrada livre e uma das várias iniciativas abertas à população.

De acordo com a organização da ModaLisboa, as 'Fast Talks' "pretendem desta vez fazer cruzar a moda com a política, partilhando ideias e perspetivas com vários profissionais da indústria, críticos e artistas".

No debate, que será moderado pela criativa Joana Barrios, irão participar a editora da revista i-D Germany, Alexandra Bondi de Antoni, a especialista em 'media' e moda Aurélia Vigouroux, o professor e diretor da Polimoda, Danilo Venturi, o 'marketeer e diretor criativo', Gonçalo Castel-Branco, e o consultor e jornalista Misha Pinkhasov.

A partir de sexta-feira, a ModaLisboa assenta arraiais no renovado Pavilhão Carlos Lopes, também no Parque Eduardo VII, dentro e fora do edifício. Isto porque sete dos 23 desfiles previstos irão realizar-se no jardim que circunda o Pavilhão.

Em edições anteriores já houve desfiles abertos à população, mas é a primeira vez que representam cerca de um terço do calendário.

O jardim acolhe na sexta-feira os desfiles das coleções de Patrick de Pádua e de Duarte, no sábado de Imauve + Carolina Machado, de David Ferreira e do coletivo Awaytomars, e, no domingo, da Morecco, de Nair Xavier com Diniz&Cruz e da Eureka.

Na 49.ª edição da ModaLisboa, que decorre sob o tema 'Luz', serão ainda apresentadas as propostas para a primavera-verão do próximo ano dos participantes do concurso Sangue Novo (Alexandre Pereira, Carla Campos, Daniela Pereira, David Pereira, Federico Cina, Filipe Augusto, Ivan Almeida, Rita Afonso, Rita Carvalho e Rita Sá), de Kolovrat, de Valentim Quaresma, de Ricardo Preto (sexta-feira), de Nuno Gama, de Aleksadr Protic, da marca brasileira Cia.Marítima, de Ricardo Andrez, do francês Christophe Sauvat, de Dino Alves (sábado), de Olga Noronha, da angolana Nadir Tati, de Luís Carvalho, da Mustra e de Filipe Faísca (domingo), todos dentro do Pavilhão e acessíveis apenas por convite.

O protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação ModaLisboa, aprovado em janeiro de 2016 e que prevê a realização de seis edições (duas em 2016, duas em 2017 e duas em 2018), prevê que a associação promova "ações que garantam o acesso dos vários públicos a este evento e a outras iniciativas da ModaLisboa".

Além das 'Fast Talks' e de sete desfiles, estará também aberto ao público o 'Wonder Room', uma 'pop-up store' (loja temporária), no qual participam 18 marcas e designers nacionais em áreas como artesanato, têxtil, joalharia, vestuário, acessórios e lifestyle. O 'Wonder Room', que será ainda "palco de intervenção de alguns dos seus participantes", irá funcionar na sexta-feira, entre as 16h e as 22h, no sábado, das 12h às 22h, e, no domingo, entre as 12h e as 20h.

O protocolo entre a Câmara de Lisboa e a Associação ModaLisboa prevê a cedência de espaços e contribuição de uma verba de 317.500 euros. Na última edição, que decorreu em março, o financiamento da autarquia foi, excecionalmente, de 377.500 euros. Aos 317.500 euros que tinham sido atribuídos nas últimas edições, a Câmara aprovou em fevereiro deste ano a transferência, "a título excecional e apenas no âmbito da 48.ª edição", de 60 mil euros para o projeto Global Fashion Exchange Lisboa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório