Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ir à sauna com frequência poderá ajudar a reduzir a tensão arterial

Estudo revela que ir à sauna regularmente melhora a função da camada interna dos vasos sanguíneos, o que tem efeitos benéficos na pressão arterial sistémica.

Ir à sauna com frequência poderá ajudar a reduzir a tensão arterial
Notícias ao Minuto

15:25 - 02/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Já se sabia que a sauna pode ter benefícios, especialmente para o bem-estar físico e psicológico, mas um estudo revela que pode mesmo ter um impacto positivo em pessoas que sofrem de hipertensão e que pôr isso têm um risco de problemas cardiovascular aumentado.

De acordo com o estudo realizado por investigadores da Universidade da Finlândia Oriental, os homens que sofrem de hipertensão e vão à sauna quatro vezes por semana conseguem reduzir a sua tensão arterial em cerca de 50%, comparativamente com os homens que fazem sauna uma vez por semana.

Mas mesmo só com duas a três idas à sauna por semana, os homens envolvidos no estudo já conseguiam reduzir a tensão arterial em 24%, como reporta o Indian Express.

A sauna diminui a pressão arterial sistémica através de diferentes mecanismos biológicos. Para começar a sauna aumenta a temperatura do corpo, provocando a dilatação dos vasos sanguíneos, o que diminui a pressão arterial, segundo explicou Francesco Zaccardi, do Centro de Pesquisa sobre Diabetes da Universidade de Leicester.

Feita regularmente, a sauna melhor a função da camada interna dos vasos sanguíneos, tendo efeitos benéficos na pressão arterial, segundo o estudo publicado no American Journal of Hypertension.

Para além dos benefícios para o sistema cardiovascular, as pessoas que vão à sauna com frequência também têm menos risco de doenças pulmonares.

Neste estudo, os investigadores investigaram 1621 homens de meia idade que vivem na parte oriental da Finlândia, durante cerca de 22 anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório