Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Todos os casais discutem, mas os mais felizes fazem-no de forma diferente

Leve estas técnicas para a sua relação e vai ver como as discussões passarão a ser bem mais fáceis de resolver.

Todos os casais discutem, mas os mais felizes fazem-no de forma diferente
Notícias ao Minuto

14:26 - 02/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Relacionamentos

A ocorrência de discussões não tem nada que ver com a felicidade e satisfação das pessoas com a sua relação, mas a forma como os casais discutem pode variar dependendo da sua felicidade na relação.

Há algo nos casais que parecem estar sempre felizes que os distingue. Não é que eles não discutam, simplesmente fazem-no de forma diferente do que os casais menos felizes e isso tem um grande impacto na sua felicidade futura.

A verdade é que todos podemos aprender com eles e começar a resolver a grande maioria das discussões de forma muito mais calma, basta, como destaca o site Elite Daily, ajustar o ‘estilo’ de discussão enquanto casal. Eis o que os casais felizes fazem quando discutem e que deve imitar:

Falam um de cada vez. Quando está chateado é fácil esquecer que todas as situações têm dois lados e que só é uma discussão justa se cada um apresentar o seu ‘caso’. Falar de forma calma, dar espaço ao outro para falar e ouvi-lo é essencial para a felicidade da relação a longo prazo.

Evitam deixar que a discussão escale e que os ânimos se exaltem (nada de gritos). Quando não falam um de cada vez e de forma respeitosa, começam a falar por cima do outro e a levantar cada vez mais a voz, a gritar e o mais provável é que a boa educação deixe de existir. Escusado será dizer que este tipo de discussões geram mágoas e remorsos que podem afetar o futuro da relação.

Não trazem ao de cima problemas do passado, a não ser que seja mesmo muito importante. Por vezes parece que a outra pessoa não ouve o que estamos a dizer e não está interessada em perceber ou mudar. Nestes momentos pode ser tentador começar a ‘lavar roupa suja’ e sublinhar como a outra pessoa já o magoou, mas se esses assuntos já estavam resolvidos, isso pode mesmo estragar a relação. A não ser que tenha mesmo muito que ver com a discussão atual, não ‘desenterre’ assuntos resolvidos do passado.

Tentam perceber e reconhecer o ponto de vista um do outro. Dar crédito ao outro e acreditar nas suas palavras é essencial para uma relação feliz. Mesmo que ache que tem razão e que o outro está errado, deve dar-lhe espaço para se explicar, ouvir e tentar compreender o que apresenta. Lembrem-se que não são inimigos, são uma equipa e por isso é suposto que estejam do mesmo lado. Não importa quem ganha a discussão, o que importa é que as coisas fiquem esclarecidas e que fique tudo bem entre vocês.

Não recorrem a técnicas baixas só para ganhar – como ofensas, chantagens ou distrações. Não há absolutamente nenhum razão para um companheiro chamar nomes ao outro ou haver troca de ofensas. O mesmo se aplica a outras técnica infantis para ‘fugir’ da discussão sem ‘perder’, como fazer-se de vítima, por exemplo. Isto é extremamente insalubre para qualquer relação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório