Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

O que comer para se manter saudável nas estações frias

Use a alimentação como arma para defender a sua saúde das estações frias.

O que comer para se manter saudável nas estações frias
Notícias ao Minuto

12:35 - 02/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Alimentação e Saúde

O outono e o inverno são bem conhecidos pelas constipações, gripes e por nos deixarem adoentados de quando em vez, por isso há que estar preparado.

A alimentação é uma excelente arma para combater potenciais viroses das estações frias fortalecendo o corpo e o sistema imunitário. O site Home.BT falou com a nutricionista Sally Wisbey, que revela o que deve comer para se manter saudável nas estações frias:

Comece o dia com papas de aveia, um pequeno-almoço saudável, que não fazem disparar os níveis de açúcar e que prolongam a saciedade. Pode comê-las quentes ou frias e acompanhá-las com sementes ou frutos negros e com fruta da época.

Deve fazer uma dieta rica em vegetais e fruta e apostar particularmente nas opções ricas em vitamina C. Alimentos como batata doce, tomates, pimentos e citrinos são ricos em vitamina C e podem ajudar a fortalecer o seu sistema imunitário.

Também deve procurar fazer uma alimentação com fontes de zinco, como os espinafres ou as ostras, para fortalecer o sistema imunitário e se proteger dos vírus. Pelos mesmos motivos, também deve aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, como as carnes vermelhas, as lentilhas ou os vegetais de folhas verdes.

Deve ainda aumentar o consumo de peixe, ovos e produtos lácteos, pois são fontes de vitamina B12, que além de fortalecer o sistema imunitário ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga.

Para não se deixar cair nas ‘armadilhas’ das estações frias - que muitas vezes ‘pedem’ comidas de conforto, ricas em açúcar, hidratos de carbono refinados e muitas gordura e calorias - deve trocar os alimentos açucarados e calóricos por sopas e vegetais e tubérculos assados, que saciam esse desejo sem pôr a sua saúde e a sua linha em risco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório