Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Porque é que temos sono quando estamos aborrecidos?

Culpe o centro de ‘prazer’ do seu cérebro.

Porque é que temos sono quando estamos aborrecidos?
Notícias ao Minuto

09:45 - 02/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Durma o que dormir, é impossível estar naquelas reuniões chatas sem sentir um sono imenso?Finalmente, a ciência conseguiu descobrir uma boa explicação para nos sentirmos sonolentos quando estamos aborrecidos.

De acordo com um grupo de cientistas japoneses, o centro de ‘prazer’ (ou recompensa, cujo nome oficial é ‘núcleo accumbens’) do cérebro, que é a região cerebral que nos faz gostar da comida e ter prazer no sexo, faz com que nos sintamos com sono quando não é estimulado há muito tempo.

Os cientistas da Universidade de Tsukuba, no Japão, descobriram que esta parte do cérebro é densamente povoada por recetores de uma molécula (somnogen adenosine) que nos deixa sonolentos.

Apesar de não ter nada que ver com dormir mais ou menos durante a noite, o sono induzido por tédio não parece ser diferente do sono normal e, segundo o estudo, ambos podem ser combatidos com a ajuda da cafeína – que pode bloquear o neuroquímico que os investigadores suspeitam que nos traz a sonolência quando estamos aborrecidos.

Como reporta o Daily Mail, o principal autor do estudo, Yo Oishi, disse: "O clássico ‘somnogen adenosine’ é um forte candidato para evocar o efeito do sono no ‘núcleo accumbens’".

Os cientistas conseguiram provar este fenómeno utilizando drogas e luz para estimulas células cerebrais no ‘núcleo accumbens’ de ratos. As conclusões do estudo foram publicadas na revista científica Mature Communications.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório