Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Cinco boas razões para comprar maçãs orgânicas

Nem sempre ‘compensa’ pagar mais pelos alimentos orgânicos e biológicos, mas no caso das maçãs, definitivamente o investimento vale a pena.

Cinco boas razões para comprar maçãs orgânicas
Notícias ao Minuto

07:45 - 02/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Alimentação

Esta é provavelmente a melhor estação das maçãs e deve aproveitar para as comer cruas – ao lanche, à sobremesa ou nas saldas -, cozidas, assadas, em puré e de todas as formas que lhe ocorre.

No entanto, é preciso lembrar que a maçã é um dos alimentos frescos mais contaminados com pesticidas – o segundo, logo a seguir a morango, no ranking da Environmental Working Group.

Portanto, comprar maçãs orgânicas pode ser uma melhor opção não só para a sua saúde como para a saúde do planeta. Se ainda não está convencido, a revista Prevention destacou cinco bons motivos para comprar maçãs biológicas sempre:

1. Contêm muito menos pesticidas. Apesar de os efeitos dos pesticidas no nosso corpo ainda não serem completamente conhecidos, sabe-se que podem afetar a função nervosa, levando a sintomas como depressão, ansiedade, irritabilidade, problemas de memórias, etc. De qualquer forma, certamente não quererá aumentar o consumo de um químico que nada de bom lhe fará.

2. São mais nutritivas. Podem não ser tão bonitas, pois geralmente são mais pequenas, com forma irregular e com algumas marcas, mas têm uma maior concentração de nutrientes. Uma revisão de 343 estudos publicada no British Journal of Nutrition revelou que as frutas e vegetais orgânicos contêm 20 a 40% mais antioxidantes. A maçã é rica em antioxidantes que previnem distúrbios metabólicos, como destaca a revista Prevention.

3. São mais amigas do ambiente. Uma vez que não se recorre ao uso de químicos, as quintas de produção de maçãs biológicas e orgânicas selecionam áreas e regiões onde as maçãs se dão e crescem melhor. Portanto, não se força a terra com químicos a produzir algo que ela nem tem condições para produzir bem e ainda se respeitam os ciclos da natureza.

4. Sabem melhor. Estes níveis mais altos de antioxidantes e a menor quantidade de químicos também parece resultar num melhor sabor e aroma. Só o facto de as maçãs crescerem nos locais e nos solos que melhor as recebem já pode contribuir muito para um sabor mais doce e delicioso.

5. Não são muito mais caras quando são sazonais. As frutas e os vegetais orgânicos e biológicos são de facto mais caros, mas quando são comprados respeitando a sua sazonalidade, geralmente os preços não são assim tão mais altos do que a versão comum com pesticidas e outros químicos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório