Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Hábitos de fim de semana que deve adotar para ter mais sucesso

Aproveite o seu tempo livre de forma inteligente e isso repercutir-se-á no seu futuro.

Hábitos de fim de semana que deve adotar para ter mais sucesso
Notícias ao Minuto

07:20 - 30/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Conselhos

É claro que os fins de semana devem ser mais descontraídos e devem ser diferentes dos dias de semana, mas isso não quer dizer que devam ser completamente isentos de atividades e organização.

Laura Vanderkam, especialista em gestão de tempo e autora do livro ‘What Successful People Do Before Breakfast’, revela oito coisas que deve fazer para ter mais sucesso, uma vez que segundo ela e o Reader’s Digest são hábitos adotados pelas pessoas bem sucedidas:

1. Planeie o fim de semana. Não tem de ser de forma rígida, mas pelo menos aponte algumas coisas que quer fazer ou lugares que quer visitar no fim de semana para evitar ficar sem ideias e acabar por passar o fim de semana todo no sofá ver televisão ou nas redes sociais.

2. Faça uma atividade diferente. Para permitir que o seu corpo e a sua mente recuperem tente dedicar o fim de semana a fazer algo que não tem nada a ver com o seu trabalho. Por exemplo, se costuma estar todo o dia em frente ao computador, nem abra esse aparelho no fim de semana e dedique-se a cozinhar, praticar exercício físico ou fazer voluntariado, por exemplo.

3. Maximize as suas manhãs. Pode ser tentador passar a manhã a dormir – e até pode fazê-lo em dias em que esteja mesmo muito cansado -, mas vai ficar com a sensação que desperdiçou metade do fim de semana. Não tem de acordar muito cedo, mas acorde pelo menos às 9h ou 10h e aproveita para ir ao mercado comprar os seus alimentos frescos, ir correr ou passear.

4. Crie tradições. Seja ir à missa ao domingo, comer panquecas ao pequeno-almoço, visitar os avós ou passear ao final do dia, as tradições de família – que são muito mais fáceis de implementar ao fim de semana – são coisas que trazem felicidade para a sua família. E já se sabe que ter uma vida pessoal feliz pode contribuir para uma vida profissional bem sucedida.

5. Programe um tempo para sestas. Não, não é só para as crianças. O fim de semana também é uma ótimo oportunidade para dormir uma sesta, descansar e pôr o sono em dia. Nem precisa de ser muito longa, 30 minutos a uma hora deverá ser suficiente. Vai sentir-se revigorado.

6. Comprima a tarefas. Já basta durante os dias de semana, não deixe que as tarefas ocupem todo o seu fim de semana. Determine um tempo limitado para fazer tarefas como as limpezas ou as compras e o que não terminar nesse dia, adie para outro dia de semana. Vá dividindo as tarefas por toda a semana, não deixe tudo para o fim de semana.

7. Limite a tecnologia. Nada de passar o fim de semana todo a olhar para um ou vários ecrãs. Procure fazer atividades ao ar livre, conversar com familiares e amigos (pessoalmente) ou fazer jogos em casa (de tabuleiro, por exemplo).

8. Faça algo divertido no domingo à noite. À medida que o domingo passa fica com aquela ‘depressãozinha’ pelo fim de semana acabar e ter de voltar ao trabalho? Para combater esta sensação planeie algo divertido ou que lhe dê prazer fazer para o domingo à noite. Seja um jantar em família, uma aula de yoga ou um passeio, isso vai fazer com que passe o domingo a pensar no que ainda está para vir e não na segunda-feira que se aproxima.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório