Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Diabéticos, os hidratos devem ficar para o fim das refeições

Estudo revela que deixar o pão, a massa ou as batatas para o final da refeição pode ajudar os diabéticos a controlar os picos de açúcar no sangue.

Diabéticos, os hidratos devem ficar para o fim das refeições
Notícias ao Minuto

19:26 - 29/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Os hidratos de carbono, especialmente os simples – vindos de alimentos como pão, massa e arroz branco – provocam um aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que faz com que muitos diabéticos evitem por completo estes alimentos.

Mas um grupo de cientistas descobriu que deixar o pão, as batatas ou a massa para o final da refeição pode na verdade ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue controlados.

Portanto, recomenda-se que comece a refeição pela carne ou pelo peixe e pelos vegetais ou legumes, que contribuem para a saciedade sem aumentar tantos os níveis de açúcar e ajudam-no a não ter vontade de comer tantos hidratos de carbono.

Como reporta o Daily Mail, os investigadores da Weill Cornell Medicine explicaram que ao adotar esta técnica e guardar os hidratos para o final da refeição se consegue obter efeitos comparáveis aos da insulina.

A principal autora do estudo, Dra. Alpana Shukla, comentou: "Comer hidratos de carbono por último pode ser uma estratégia simples para regular os níveis de glicose pós-refeição. Todos reconhecemos que, embora seja bom comer menos hidratos para controlar os níveis de açúcar no sangue, pode ser difícil seguir este conselho".

Para este estudo os investigadores analisaram 16 pessoas com diabetes tipo 2, que consumiram exatamente a mesma refeição três vezes, comendo cada item (pão, frango, salada e sumo de laranja) por uma ordem diferente. Os resultados, publicados na revista BMJ Open Diabetes Research and Care, mostram que quando os hidratos de carbono eram os últimos a ser consumidos, os níveis de açúcar no sangue estavam 50% menos altos do que quando eram consumidos em primeiro lugar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório