Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

O que fazer em cada década para cuidar da saúde do coração

Celebra-se esta sexta-feira o Dia Mundial do Coração. Saiba como pode - e deve - cuidar do seu.

O que fazer em cada década para cuidar da saúde do coração
Notícias ao Minuto

12:08 - 29/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Órgão musculoso que se assume como o centro do sistema de circulação do sangue. Falamos do coração, o órgão vital que em sentido real nos mantém vivos, o órgão que em sentido figurado nos faz emocionar. Hoje é o Dia Mundial do Coração e não há melhor desculpa para começar a cuidar do seu.

Com um aumento considerável da prevalência de doenças cardiovasculares e mortes por causas cardíacas, torna-se cada vez mais importante e prioritário cuidar do coração desde cedo e adaptar esses mesmos cuidados à fase da vida em que se está.

Entre os 20 e os 30 anos, por exemplo, deve-se começar a ter "consciência" de que os atos nesta geração são dos que mais pesam no futuro, procurando nesta altura adotar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Conta o Buena Vida do jornal espanhol El País que é nesta faixa etária que se deve procurar um médico que faça um controlo da pressão arterial, do colesterol, dos níveis de açúcar no sangue e do peso, fatores (tal como o tabagismo) que interferem diretamente com a saúde do coração. Começar a evitar os alimentos que em nada beneficiam o coração é também importante.

Já entre os 30 e os 40 anos, o ideal é começar a controlar e dominar por completo o stress, especialmente aquele que está diretamente ligado ao trabalho. Nesta fase da vida deve-se manter todos os hábitos saudáveis adotados nos anos anteriores e começar a procurar saber se existe ou não um possível histórico familiar de doenças cardíacas, de modo a adaptar o estilo de vida a possíveis riscos existentes.

Começar a vigiar mais vezes o peso e todas as possíveis oscilações e controlar os níveis de açúcar no sangue são as duas principais tarefas entre os 40 e os 50 anos, diz o El País, destacando que é nesta idade que se deve dar mais atenção ao exercício físico, uma vez que se assume como um escudo protetor para várias doenças, incluindo as cardíacas. Para o médico Alvar Ocano, jamais se deve ignorar o hábito de ressonar nesta idade, uma vez que a apneia do sono está altamente ligada a problemas cardíacos.

Depois dos 50, além de ser importante aproveitar a vida ao máximo tirando o melhor partido de todos os momentos, deve-se ainda controlar os níveis de colesterol e de tensão arterial e ainda fazer um rastreio da diabetes. Nesta fase deve-se seguir única e exclusivamente uma alimentação saudável - apostando nos alimentos que prometem um coração mais jovem - e abandonar de vez todos os maus hábitos, como o tabagismo. O peso deve estar entre o normal para as capacidades da pessoa.

Já agora, acha que sabe tudo sobre o coração? Tem aqui 15 factos bastante curiosos sobre este órgão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório