Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Uma cerveja nunca vem só? A ciência explica porquê e desaconselha

Há um ingrediente na cerveja que nos pode fazer querer beber mais e mais e isso pode estar a prejudicar os nossos fígados.

Uma cerveja nunca vem só? A ciência explica porquê e desaconselha
Notícias ao Minuto

18:08 - 28/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um grupo de cientistas alemães descobriu que uma substância encontrada na cerveja, chamada hordenina, pode fazer-nos sentir mais alegres e isso pode fazer-nos querer consumir esta bebida em excesso, o que pode pôr a saúde do fígado em risco.

De acordo com o que os cientistas da Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg descobriram, esta substância estimula o centro de prazer do cérebro, gerando uma sensação de bem-estar, através de um neurotransmissor chamado dopamina.

Para este estudo os investigadores analisaram 13 mil componentes alimentares para ver como é que eles influenciam o cérebro. Segundo reporta o Express.co.uk, a hordenina, também presente na cevada de malte, foi um dos componentes que ativava o recetor dopamina D2.

A sensação de bem-estar que provoca, como destacam os investigadores, pode explicar porque é que uma cerveja nunca vem só, tal como acontece com algumas comidas. No entanto destacam que é necessário estudar mais o efeito da hordenina no cérebro, bem como a cerveja. Claro que o consumo excessivo de qualquer bebida alcoólica não é recomendado, pois prejudica o fígado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório