Meteorologia

  • 06 ABRIL 2020
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

Cinco efeitos inesperados da dieta paleo

Imitar a alimentação dos nossos antepassados pode trazer alguns riscos.

Cinco efeitos inesperados da dieta paleo

A dieta paleolítica é um dos regimes alimentares mais em voga nos dias de hoje. Trata-se da imitação atual da dieta dos nossos antepassados, estando excluído qualquer alimento processado ou industrializado, o açúcar e ainda os produtos lácteos. Mas não só: esta dieta exclui ainda os cereais, as leguminosas e a batata. Na prática, a dieta paleolítica é feita à base de proteínas animais, gorduras naturais (como o abacate), frutos secos, sementes e frutos e vegetais da época.

Apesar de ser vista como uma das deitas que mais potencia a perda de peso - muito à boleia da exclusão dos alimentos processados - são vários os riscos associados a este plano alimentar, uma vez que restringe grupos alimentares e priva o organismo de alguns nutrientes importantes.

De acordo com a revista Women's Health dos Estados Unidos, a médica Lisa Young aponta a falta de energia como uma das consequências mais comuns e perigosas da dieta paleo, que não permite a ingestão de hidratos de carbono (como cereais) e de alguns alimentos energéticos, como as leguminosas.

Para a especialista, este regime alimentar pode ainda levar à perda de apetite - sendo, por isso, associado à perda de peso - e ao mau hálito, uma vez que sem hidratos de carbono, o corpo começa a queimar mais gordura para ter energia, dando-se a cetose, um processo que provoca algumas alterações no corpo, incluindo o odor do hábito.

Os níveis do colesterol LDL (mau) também podem aumentar à boleia da grande ingestão de proteínas de origem animal, em particular de carnes vermelhas.

Por fim, diz a médica, também os episódios de diarreia podem ser mais comuns neste tipo de dieta que, apesar de ser pobre em fibra, leva o organismo a reagir de forma inesperada à ausência de hidratos de carbono complexos, como os cereais integrais.

Contudo, é importante salientar que os efeitos da dieta paleo variam de pessoa para pessoa e das escolhas alimentares feitas diariamente.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório