Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Esta é melhor rotina de beleza para os pés

Saiba quais são os melhores e os piores hábitos.

Esta é melhor rotina de beleza para os pés
Notícias ao Minuto

18:12 - 01/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Quando pensamos em rotina de beleza, são escassas as vezes em que os cuidados dos pés veem à mente, especialmente nos meses mais frios em que o uso de sapatos fechados é uma constante.

Cuidar dos pés deve passar a ser um hábito rotineiro e não falamos apenas da pedicura. Tratar da pele mais densa e com maior quantidade de proteínas mortas é fundamental para manter a boa saúde desta região do corpo, mas se pensa que tem de passar a 'vida' a limar as calosidades, engana-se.

De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), limar o pé em demasia, especialmente quando se usam ferramentas elétricas, não é uma boa opção.

"Quanto mais agressivo for o quadro de esfoliação, maior será o rebote produzido pela pele, com uma resposta natural do corpo de espessamento ainda maior. As limas elétricas são altamente prejudiciais", alerta.

Além disso, continua, "num primeiro momento, podemos perder a capacidade natural de autoproteção, tirando também o estrato córneo natural que protege os pés, o que abre a porta de entrada para fungos e bactérias, além de aumentar a sensibilidade, e ajudar no desenvolvimento de dermatite irritativa ou de contacto".

Mas, então como devemos cuidar da pele dos pés? Diz a dermatologista que o melhor é usar esfoliantes naturais, pois são os mais seguros na hora de resolver o problema da pele da região mais áspera, grossa e esbranquiçada, por conta da acumulação de queratina.Na prática, frisa, devem ser usados esfoliantes à base de cremes, ou microesferas em óleos, ou ainda um creme que esfolia, hidrata e amacia.

Antes de esfoliar os pés, estes "devem ser embebidos numa solução que pode ser de água com uma mistura de óleos, ou mesmo com alguns extratos naturais (de mentha piperita, de hortelã, de óleo de alecrim ou de amêndoas) e só depois fazer a esfoliação, em movimentos circulares e na região do dorso e da planta dos pés, e posteriormente a hidratação", explica, destacando que os pés húmidos facilitam a remoção das células mortas, deixando os pés mais macios.

Já depois da esfoliação deve ser aplicado um creme hidratante e que promova uma boa nutrição dessa parte do corpo.

Quanto ao uso de pedra-pomes, esta jamais deve ser aplicada em seco, sob a pena de causar lesões superficiais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório