Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Criado 'super' anticorpo que ataca 99% do VIH

Cientistas conseguiram aquele que já é classificado como um "avanço emocionante" na luta contra a Sida.

Criado 'super' anticorpo que ataca 99% do VIH
Notícias ao Minuto

12:25 - 26/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Ciência

O vírus da Sida é classificado como um dos mais inteligentes e ingratos, não só por conseguir enganar facilmente o organismo humano através de mutações várias e inesperadas, mas também enfraquecer com facilidade o sistema imunitário, o que faz com que fique incapaz de dar uma resposta à sua ação.

A luta contra o vírus VIH continua a ser uma das maiores 'dores de cabeça' da ciência, mas têm sido cada vez mais recorrentes os pequenos, mas promissores, passos na descoberta da cura para a doença. O mais recente foi dado por um grupo de investigadores do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, da Escola Médica de Harvard, do Instituto de Pesquisa The Scripps, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da farmacêutica Sanofi. A experiência realizada conseguiu travar a ação do vírus, evitando que se propagasse.

Conta a BBC que os cientistas criaram um 'super' anticorpo 3 em 1 que consegue atacar 99% das estirpes do VIH. Os testes foram, primeiramente, realizados em macacos e espera-se experiências em humanos já em 2018, podendo a vacinação ser a técnica a usar.

Este novo 'super' anticorpo combina três anticorpos específicos de ampla neutralização e foi criado para travar três partes críticas do vírus, tendo conseguido uma cobertura de 99% das cerca de 200 estirpes do vírus nos 24 primatas envolvidos no estudo, lê-se na BBC.

Na prática, revela o estudo publicado na revista científica Science, este novo anticorpo conseguiu prevenir que os macacos envolvidos na investigação contraíssem a doença, tendo o super anticorpo atuado como um escudo protetor contra o vírus.

Para a presidente da Sociedade Internacional da Sida, a professora Linda-Gail Bekker, "este estudo traz um avanço emocionante".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório