Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Perseverança dos bebés nasce com as dificuldades dos pais

Pequenos momentos de 'aperto' no dia a dia são o suficiente para os bebés ganharem um quê de perseverança.

Perseverança dos bebés nasce com as dificuldades dos pais
Notícias ao Minuto

22:00 - 22/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Ver o pai ou a mãe a fracassar, mas, também, a fazer os possíveis e impossíveis para resolver a situação tem um impacto mais positivo do que pode parecer nos bebés.

Um estudo publicado esta quinta-feira na revista Science revela que os bebés com 13 meses aprendem as bases da perseverança ao ver os pais em pequenos momentos de dificuldade do dia a dia, como não conseguir abrir um frasco de compota.

Mesmo que seja em episódios de meros segundos, "mostrar as crianças que o trabalho duro vale a pena pode encorajá-las a trabalharem também", lê-se no estudo citado pela LiveScience.

Para o estudo, os investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, reuniram 206 bebés com idades entre os 13 e os 18 anos. Um terço dos bebés assistiu a adultos a resolverem uma tarefa facilmente, outro terço viu os adultos a terem dificuldades, mas a conseguirem resolver com sucesso a tarefa. Um outro terço serviu de grupo de controlo.

Numa segunda fase, todos os bebés receberam uma caixa de música com dois botões, um grande e um pequeno escondido, mas era apenas este mais pequeno o que permitia tocar a canção.

Embora nenhum dos bebés tenha conseguido encontrar o botão pequeno escondido, foram os bebés que viram os adultos a resolver arduamente uma tarefa os que tentaram com mais persistência ouvir a música.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório