Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Olá, outono. Vamos fortalecer o sistema imunitário?

Sabia que o nosso sistema imunitário varia ligeiramente de estação para estação? Saiba como pode usar essas mudanças a seu favor.

Olá, outono. Vamos fortalecer o sistema imunitário?
Notícias ao Minuto

08:37 - 22/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Conselhos

Algumas investigações como as que foram desenvolvidas por investigadores das universidades de Cambridge, Munique, Londres e Dresden revelam que as diferentes estações do ano podem provocar alterações no sistema imunitário, que com a adaptação que tem de fazer ao ambiente e aos potenciais agressores mais típicos de cada estação pode ficar mais debilitado e precisar mais da nossa ajuda.

Segundo o que a Dra. Silvia Sánchez Ramón, diretora da Unidade de Imunologia Clínica do Hospital Ruber internacional contou ao Buena Vida do El País, “23% do genoma humano mostra oscilações sazonais, assim como mudanças significativas na expressão de mais de quatro mil genes nos glóbulos brancos do sangue [mais propensos à inflamação] e nas células do tecido adiposo”.

Sabendo que, por exemplo, no inverno temos mais glóbulos brancos e o nosso sistema imunitário pode estar mais exposto a doenças, é possível estabelecer um ‘plano de ação’ para tentar colmatar possíveis fraquezas do sistema imunitário ao fortalecê-lo quando ele mais precisa.

Nas estações frias, outono e inverno, deve vacinar-se para gerar uma maior proteção imunitária quando o corpo pode estar mais propenso a inflamação.

Durante todo o ano, segundo a especialista, é preciso fazer uma dieta saudável e equilibrada - rica em cereais integrais, carnes magras e fontes de vitamina C, probióticos e prebióticos -, beber bastante água, praticar exercício físico de forma regular, evitar a exposição a possíveis fatores de risco de infeções de acordo com a época do ano e evitar o stress físico e psicológico.

Fazer uma vida ativa, não sedentária, seguir hábitos saudáveis e não consumir tóxicos - tabaco ou drogas, por exemplo – também contribui para um sistema imunitário mais forte. Um estudo aponta que fazer sexo regularmente também pode aumentar o índice de imunoglobina A na saliva, um anticorpo que protege o organismo contra vírus e micróbios.

Apesar de a primavera ser a estação mais conhecida pelas alergias, o outono também é um mês difícil para quem reage mal aos pólens e pós. Ainda que as alergias não sejam um sintoma de desequilíbrio do sistema imunitário – ele simplesmente reage de forma exagerada para se defender de substâncias alergénicas que deveriam ser inócuas – pode sempre precaver-se com anti-histamínicos e evitar locais que potencialmente terão mais alergénios.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório