Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

A cosmética também tem validade e estes são os prazos a ter em conta

Usa a mesma máscara de pestanas desde o ano passado? Temos más notícias para si.

A cosmética também tem validade e estes são os prazos a ter em conta
Notícias ao Minuto

21:20 - 21/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Comprar produtos de cosmética não é algo que se faça com tanta frequência quanto o necessário. A ideia de que os químicos que os cremes possuem fazem com que tenham uma vida quase eterna é um erro bastante comum e, possivelmente, uma das principais causas para os problemas cutâneos que tanto perduram nos dias de hoje.

Como já lhe explicámos, a validade de um produto de beleza está estampada ou no rótulo, ou no fundo da embalagem. Por norma, surge num pequeno circulo com a letra ‘M’. Dentro desse círculo está ainda um número e é esse número que importa, pois corresponde aos meses de validade do produto.

A validade de cada cosmético depende do tipo de produto, dos ingredientes e da marca, contudo, existem prazos 'base' que devem ser tidos em conta, especialmente quando o rótulo é retirado da embalagem.

A máscara de pestanas, por exemplo, tem uma validade média de três meses, conta o site More. Por se tratar de um produto cuja escova entra em contacto constante com as pestanas, o risco de proliferação de bactérias é grande, bactérias essas que podem ficar na escova e, mais tarde, causar problemas e infeções oculares. Também o eyeliner líquido - por estar em contacto com uma zona sensível dos olhos - deve ser trocado a cada três meses.

Já a base líquida deve ser usada no máximo durante 12 meses e tudo porque o alto teor de água que possuem na sua composição assume-se como o habitat ideal para a aglomeração de bactérias. Além disso, este produto é suscetível a oscilações de temperaturas, algo que acontece regularmente na casa de banho (e já agora, sabia que esta é a pior divisão da casa para guardar os cosméticos?).

Os cream blush ou cream shadows (sombras que não são em pó) devem ser usadas apenas ao longo de um ano, pois o contacto direto do produto com os dedos e o seu estado mais pastoso faz com que o risco de acumulação de bactérias, e posterior irritação cutânea, seja grande.

No que diz respeito ao corretor (concealer), a mudança de cor é o sinal mais claro de que a qualidade não é a melhor. Este produto deve ser usado até um máximo de 18 meses, sob a pena daquele que é o produto de correção agravar ainda mais as imperfeições.

Seja um batom, um gloss ou um lipstick, tudo o que é para pintar os lábios deve ser usado apenas durante um ano, não só pela possível pera de cor, como também pela facilidade com que as bactérias da boca passam para o produto e depois novamente para a boca.

Todos os cosméticos em pó - como o blush, o iluminador, a sombra dos olhos, etc. - podem ser usados num período de dois anos, aconselha a publicação, que destaca ainda a longa validade dos pincéis e ferramentas de maquilhagem: entre um a cinco anos.

Fique a saber mais sobre a pele, o nosso maior órgão e escudo protetor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório