Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Eis as melhores formas de aumentar a produção de colagénio

Se está a entrar ou já está na casa dos 30 anos e quer atrasar o envelhecimento da pele o mais possível, este artigo é para si.

Eis as melhores formas de aumentar a produção de colagénio
Notícias ao Minuto

10:51 - 19/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Beleza

O colagénio é a proteína mais abundante nos nossos corpos. Forma-se ao ligar e enrolar aminoácidos para formar fibras de colágenio. Há diferentes tipos de colagénio e estes podem ser encontrados na pele, nos tendões, na cartilagem, nos vasos sanguíneos ou nos ossos, por exemplo.

A partir dos 30 anos o corpo começa a produzir menos colagénio e os sinais mais visíveis podem surgir na pele, com sinais de envelhecimento como perda de firmeza, preenchimento e elasticidade.

O Huffington Post falou com especialistas para tentar perceber como se pode aumentar a produção de colagénio do corpo e descobriu que não há provas sólidas de que ingerir colagénio através de comprimidos ou pós possa ter algum efeito benéfico na pele. No entanto, fazer uma dieta rica em gorduras saudáveis e alimentos com potencial anti-inflamatório pode ajudar a abrandar a perda de colagénio.

No que toca aos produtos de beleza, Mary Stevenson, professora de dermatologia, diz que “muitos produtos contêm péptidos e antioxidantes que podem ajudar a aumentar o colagénio”.

Para reparar danos relacionados com a falta de colagénio e estimular o corpo a produzir colagénio, Anne Chapas, dermatologista, revela que é possível usar tratamentos a laser ou mesmo de preenchimento com ácido hialorónico que também estimula a produção desta proteína.

Para proteger o colagénio que tem deve aplicar sempre protetor solar e estimulá-lo com a aplicação de cremes com retinol e péptidos, como aconselha Anne Chapas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório