Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

E se as fezes esconderem o segredo para emagrecer?

Estudo revela que mandar analisar as fezes pode ajudar a perceber qual é o melhor regime alimentar para ajudar cada pessoa a emagrecer ou engordar.

E se as fezes esconderem o segredo para emagrecer?
Notícias ao Minuto

10:31 - 18/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Inúmeras pessoas passam praticamente metade da vida a testar novas dietas na esperança de que alguma seja a solução para emagrecer. No entanto, poucas funcionam.

Claro que fazer uma dieta personalizada para si em vez de dietas ‘padrão’ ou famosas, é a melhor opção para conseguir ter sucesso, mas um estudo revela que a personalização da dieta pode ir mais longe – muito para além da reprogramação dos hábitos e das escolhas alimentares e do consumo calórico – e ser adaptado de acordo com as bactérias intestinais.

Como? Um novo estudo publicado no International Journal of Obesity revelou que a proporção de algumas bactérias no intestino com a quantidade de peso que uma pessoa consegue perder em certas circunstâncias.

Como reporta o Metro.co.uk, os investigadores do Departamento de Nutrição, Exercício e Desporto da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, analisaram 62 pessoas com excesso de peso e descobriu que certas bactérias intestinais (ou falta delas) podem estar a atrapalhar os esforços de algumas pessoas para perder peso. Revelam que mandar analisar as fezes para detetar as bactérias que podem estar a atrapalhar a perda de peso pode ajudar a perceber qual será a melhor dieta para atingir os seus objetivos.

“Certas espécies bacterianas desempenham um papel decisivo na regulação do peso e na perda de peso", disse o principal autor Arne Astrup num comunicado de imprensa, segundo cita a revista Prevention.

"Agora, podemos explicar por que uma dieta rica em fibras nem sempre leva à perda de peso. As bactérias intestinais humanas são uma parte importante da resposta e, a partir de agora, desempenharão um papel no tratamento do excesso de peso", destaca. Ou seja, até pode estar a fazer tudo bem, mas as suas bactérias intestinais podem não reagir como espera.

Isto acontece porque existem duas espécies de bactérias intestinais em seres humanos que podem afetar não só o peso que ganha ou perde, mas também a sua fisiologia: Prevotella e Bacteroides. Ambas trabalham em conjunto para decidir como o seu intestino digere a fibra. Algumas pessoas têm mais dessas duas bactérias, e outras têm menos. Quanto mais bactérias desse tipo tiver, melhor será a sua capacidade de perder peso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório