Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Detox emocional: Aprenda a superar as frustrações do dia a dia

Problemas no trabalho, preocupações com os filhos, dificuldades em compreender as diferenças no relacionamento e dificuldades financeiras podem levar ao esgotamento.

Detox emocional: Aprenda a superar as frustrações do dia a dia
Notícias ao Minuto

07:30 - 18/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Com o ritmo cada vez mais acelerado do mercado de trabalho é extremamente comum as pessoas passarem por situações stressantes e terem de se desdobrar para administrar a acumulação de fatores que interferem no dia a dia, como raiva, angústia, medo, ansiedade, desmotivação, tristeza e, até mesmo, as doenças físicas.

Problemas no trabalho, preocupações com os filhos, dificuldades em compreender as diferenças no relacionamento e dificuldades financeiras podem levar ao esgotamento. Afinal, quantas pessoas conhece que passam por essas sensações que intoxicam e poluem a sua energia?

"Todos estes são sintomas e sentimentos que desviam o foco dos objetivos e sonhos desejados. E, por isso, um detox emocional torna-se necessário de tempos a tempos. O primeiro passo para o pôr em prática é reconhecer a nossa responsabilidade sobre os resultados da vida – o que significa desenvolver a capacidade de lidar com as emoções, tanto as próprias quanto as dos outros, de forma apropriada, com auto-controlo e o equilíbrio", afirma Eduardo Shinyashiki, mestre em neuropsicologia.

Além disso, é preciso consciencializar-se de algumas atitudes importantes para não entrar em pensamentos e comportamentos de auto-sabotagem, segundo o especialista:

Ter momentos de reflexão: Somos responsáveis pela nossa própria experiência e a vida é um reflexo do que está na nossa mente. Se nos focarmos em pensamentos negativos, criamos tensões no corpo, bloqueamos a respiração, pioramos a oxigenação dos tecidos, paralisamos as nossas ações. Ocasionalmente é preciso dedicar um tempo para fazer uma auto-observação.

Evidenciar os seus pontos únicos: Há pessoas que se focam apenas nas dificuldades e duvidam da própria capacidade. Para não entrar em auto-sabotagem, porém, é fundamental reconhecer e evidenciar os pontos fortes e as características únicas;

'Empower': Um passo essencial para um detox emocional é identificar o que está a sentir. Para isso, é importante ter auto-conhecimento, auto-consciência e auto-percepção sobre aquilo que realmente precisa de ser transformado. Saber lidar com as próprias emoções é um processo de transformação. Devemos deixar os sentimentos que se acumularam pelos mais diversos motivos e permitir-nos atingir um estado de paz interior;

Perdoar e libertar os sentimentos dolorosos: A maioria das pessoas, normalmente, deixa que os acontecimentos do passado continuem a magoar e interferir no presente. Libertar sentimentos dolorosos e perdoar mágoas e decepções são atitudes que promovem o equilíbrio emocional. E, assim, deixam a nossa alma mais leve, com um sentimento de paz interior para viver plenamente o presente;

Ser grato: A gratidão é precisamente o ato de perceber que os acontecimentos da vida nos conduziram a algo maior. Quando somos gratos, também nos tornamos capazes de perdoar e esquecer aquele sentimento negativo que trava a nossa vida, como mágoa, decepção, raiva e frustração;

Celebrar as conquistas: Não devemos permitir que as circunstâncias e as interferências do dia a dia apaguem o nosso entusiasmo pela vida. A celebração das conquistas está relacionada com o nosso próprio poder de agradecer, criar, escolher, decidir, pensar e viver.

"O desafio do ser humano é equilibrar as emoções, estar centrado nos momentos de turbulência, de desânimo e encontrar a natureza mais profunda e verdadeira para trazer a consciência à sua vida quotidiana. É isso que faz a diferença no nosso caminho para a conquista dos resultados escolhidos, para colocar em prática todo o próprio potencial, redirecionar o foco, as escolhas, e abrir a mente e o coração para as grandes oportunidades da vida, os resultados e a auto-realização", conclui Eduardo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório