Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Onze truques para deixar de fumar num abrir e fechar de olhos

Será que é desta?

Onze truques para deixar de fumar num abrir e fechar de olhos
Notícias ao Minuto

08:30 - 15/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Um cigarro no caminho para o trabalho, outro para o primeiro convívio do dia com os colegas de trabalho, mais um na pausa para o café, outro depois de almoçar para 'ajudar na digestão', mais um ou outro durante a tarde, o cigarro do regresso a casa, um antes do jantar e um e outro antes de ir dormir.

Deixar de fumar é um dos maiores desafios e das tentativas mais falhadas em todo o mundo. Perder este mau hábito - muitas vezes associado a momentos específicos do dia, como os de socialização e de maior tensão/stress - depende muito mais do simples querer, depende, sobretudo, do fazer e dos gestos diários tomados em prol de uma vida sem tabaco.

Embora se trate de uma tarefa difícil e muitas vezes inglória, deixar de fumar é tudo menos impossível e existem muitos truques que ajudam a pessoa não só a perder o hábito, mas também a não sentir a necessidade de o voltar a ter (um aspeto tão ou mais importante do que deixar de fumar).

De acordo com o Buslte, que reuniu declarações de vários especialistas e ainda alguns conselhos cientificamente provados, é possível deixar de fumar através dos treinos de respiração, treinos esses em que a pessoa se dedica a concentrar as atenções no ato de respirar, que se quer pausado e profundo. Esta rotina promove uma maior concentração e um maior controlo sob os pensamentos e vontades. A meditação é também uma excelente alternativa, diz a publicação, que sugere ainda o recurso ao yoga -que treina o corpo e a mente de uma só vez - e à acupuntura, uma técnica não convencional que se tem mostrado verdadeiramente eficaz no tratamento de um sem fim de patologias, vícios e maus hábitos.

Tal como acontece com as mudanças de hábitos alimentares, a tentativa de deixar de fumar deve ser feita também de forma gradual, reduzindo os cigarros fumados diariamente de forma consciente.

Ter um diário para anotar todo o processo desta mudança é também importante, assim como começar a perceber quando é que o corpo mais 'pede' tabaco, isto é, encontrar os próprios gatilhos e vulnerabilidades para conseguir ultrapassá-los sem recorrer ao velho vício.

Por ser também associado a momentos de tédio, deve-se tentar perder o hábito de fumar com a adoção de novos passatempos. Na prática, a pessoa deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para se manter distraída, de forma a que a mente nem sequer se lembre de desejar um cigarro. Essa distração pode ser conseguida com algumas aplicações móveis descarregadas para o smartphone, que podem ser também aplicações de meditação ou até mesmo motivacionais.

Deitar fora tudo o que possa lembrar o hábito de fumar, seja o maço que está escondido, o cinzeiro junto da máquina de café ou o isqueiro colorido que se tem na mala.

Ser bondoso consigo mesmo, dando espaço para falhas e para momentos de maior vulnerabilidade, é também importante, assim como cuidar do corpo por dentro e por fora.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório