Meteorologia

  • 12 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 27º

Sete segredos para criar crianças felizes

Todos os pais desejam que os seus filhos sejam felizes e bem sucedidos. Dar-lhes certas ferramentas pode contribuir para isso.

Sete segredos para criar crianças felizes
Notícias ao Minuto

23:09 - 14/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Parentalidade

A propensão para ser uma pessoa mais animada e feliz ou para ser mais negativo e depressivo é algo que pode estar cravado nos nosso genes, mas pode de alguma forma ser alterado ou contornado graças ao ambientes que nos rodeia.

É que os pais entram como possíveis influenciadores da felicidade e do sucesso dos filhos. Se, como a maioria dos pais, quer o melhor para os seus filhos e deseja que eles sejam muito felizes, amorosos e amados e bem-sucedidos, o site Parents revelou os sete segredos para o conseguir:

Nutra os laços e as relações. Uma das melhores formas de promover o bem-estar emocional do seu filho ao longo de toda a sua vida é ajudá-lo a sentir-se ligado a si, a outros membros da família, vizinhos, professores e até animais de estimação. Como o fazer? Dando-lhe o seu amor e promovendo momentos de felicidade em família, amigos ou outras pessoas. Quanto mais ligações a criança tiver, melhor.

Não tente fazer o seu filho feliz. Pode parecer contra-produtivo, mas o melhor que pode fazer pela felicidade de longo prazo do seu filho é não se preocupar tanto em fazê-lo feliz no curto prazo. Não tente agradar ao seu filho em tudo nem colocá-lo numa redoma, isso só o impede de prosperar no mundo e afeta a sua felicidade a longo prazo.

Nutra a sua felicidade. Por mais que possa não controlar completamente a felicidade dos seus filhos, pode tentar controlar a sua. E pais felizes têm maior probabilidade de criar filhos felizes, até porque as crianças ‘absorvem’ tudo o que se passa à volta delas.

Elogie as coisas certas. Vários estudos ligam a autoestima com a felicidade, portanto, o seu filho não pode ser feliz se não tiver autoestima. Para que ele tenha autoestima, nada como elogiar as suas capacidades, a sua personalidade e as suas conquistas.

Dê espaço tanto ao sucesso como ao falhanço. Claro que quer que o seu filho tenha sucesso em tudo, mas permita-lhe falhar também, isso vai-lhe trazer lições importantes e, no final de contas, mais felicidade.

Dê-lhe responsabilidades reais. A felicidade depende muito de sentir que o que fazemos importa e é valorizado pelos outros. Por isso, é importante dar tarefas reais ao seu filho para que ele tenha estas sensações. Sem responsabilidades, o seu filho pode sentir-se excluído do grupo do resto da família.

Pratique a gratidão. Estudos sobre a felicidade ligam os sentimentos de gratidão ao bem-estar e ao otimismo. Enquanto família e pelo bem das crianças, tentem praticar a gratidão diariamente – seja agradecendo aos outros ou dizendo-lhes como se sentem gratos pelo que partilham, por exemplo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório