Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Cientistas dizem que aspirina pode ditar o 'fim' das cáries

Investigação levada a cabo na Irlanda do Norte defende que o composto principal deste fármaco ajuda a regenerar os dentes após cáries.

Cientistas dizem que aspirina pode ditar o 'fim' das cáries
Notícias ao Minuto

10:32 - 14/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

São vários os estudos que têm centrado as atenções no impacto da aspirina para a saúde, alguns defendem que a toma continuada pode ter um impacto negativo na saúde e bem-estar, já outros apontam este fármaco como um escudo protetor contra o cancro, derrame e até mesmo declínio cognitivo. Uma nova investigação vem agora apontar a aspirina como a 'salvação' das cáries.

Realizado por investigadores da Irlanda do Norte, o estudo em causa defende que o uso de ácidoacetilsalicílico (a dita aspirina) pode ajudar os dentes a regenerarem-se após uma cáries, evitando assim o recurso à obturação dentária (restauro feito à base de massa e que permite dar uma 'segunda vida' temporária ao dente).

De acordo com a BBC, os cientistas da Queen's University recorreram à forma líquida do composto da aspirina para estimular as células-tronco dos dentes (simulada numa placa de Petri) e o resultado foi bastante satisfatório, podendo estar dado o passo para a criação de "um tratamento que dê aos dentes a capacidade" de se repararem sozinhos, como explicou uma das mentoras do estudo, a professora Ikhlas El Karim.

De salientar que o estudo não foi realizado diretamente em dentes, faltando ainda conhecer o efeito direto de um produto à base do composto de aspirina num dente com cárie, passo que os cientistas irlandeses esperam dar em breve.

"Não precisamos de 10 ou 20 anos para fazer testes clínicos. Há imenso potencial para mudarmos a forma como abordamos um dos maiores desafios odontológicos que temos", destaca a especialista, salientando, citada pela BBC, que a criação de um produto à base de aspirina "não só aumenta a sobrevivência dos dentes", como pode também "resultar numa imensa poupança para os sistemas de saúde pública em todo o mundo".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório