Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Eis por que fica com dores no pescoço e nos ombros depois de correr

A corrida é um exercício que trabalha maioritariamente a parte inferior do corpo, mas a parte superior também se pode ressentir. Descubra porquê.

Eis por que fica com dores no pescoço e nos ombros depois de correr
Notícias ao Minuto

21:06 - 13/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Fitness

Alguma vez lhe aconteceu ir fazer uma longa corrida ou caminhada e no final (ou mesmo durante) sentir desconforto ou mesmo dor no pescoço e/ou nos ombros?

Apesar de a corrida ser um exercício que trabalha maioritariamente a parte inferior do corpo, a parte superior também se pode ressentir. Geralmente é sinal de que fez algo mal.

Sentir desconforto no pescoço e nos ombros durante ou após uma corrida é sinal de que tem descurado a sua postura durante este exercício.

Katie Harper, médica fisioterapeuta, explicou à revista Self que “cada passo que se dá numa corrida pode ser considerado uma repetição, e se um corredor tem a posição da parte superior do corpo comprometida, não é surpresa que se acumulem tensões no pescoço e nos ombros à medida que as repetições se somam”.

Erros de postura tão simples como correr com o corpo inclinado, com a cabeça inclinada para a frente ou para trás ou com os ombros rodados para a frente ou elevados em direção às orelhas.

Não sente desconforto nos ombros nem no pescoço, mas por vezes fica com dores no fundo das costas quando corre? Sim, a culpa também pode ser da má postura, que também pode ser afetada pela falta de flexibilidade.

Katie Harper explica que se o seu ‘core’ (parte central do corpo, que geralmente inclui a zona do peito e dos abdominais) e as ancas não forem capazes de suportar o movimento de execução que esta a manter, a pélvis pode girar e acabar por pressionar a parte inferior das suas costas – outras pessoas sentem este efeito nos ombros e no pescoço.

Aponta que a falta de flexibilidade na coluna vertebral superior e média (chamada coluna toráxica) e nos músculos internos de rotação dos ombros será a principal causa desta dor. A boa notícia é que realizar regularmente exercícios que aumentam a flexibilidade destas partes do corpo pode ajudá-lo a melhorar a sua postura na corrida e consequentemente prevenir dores e desconfortos que daí pudessem advir.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório