Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Cientistas 'imitam' células estaminais para aplicar na medicina dentária

Células semelhantes às células estaminais, para serem utilizadas na medicina dentária regenerativa, foram desenvolvidas por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), foi hoje anunciado.

Cientistas 'imitam' células estaminais para aplicar na medicina dentária
Notícias ao Minuto

12:00 - 12/09/17 por Lusa

Lifestyle Carreira

Uma equipa de nove investigadores de medicina dentária da Faculdade de Medicina de Coimbra desenvolveu, "a partir de fibroblastos gengivais", células "semelhantes às células estaminais", para serem utilizadas na medicina dentária regenerativa, revela a UC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Os investigadores recorreram a uma "técnica de desdiferenciação celular", que consiste na utilização de "células adultas e especializadas de um tecido" e sua reversão a um "estado próximo do estaminal em que as células têm a capacidade de se diferenciar em praticamente todos os tecidos do organismo".

A medicina dentária dispõe de materiais sintéticos, mas estes "ainda não conseguem substituir todas as funções de um dente natural", refere Miguel Marto, investigador do projeto.

Acredita-se, por isso que o futuro passa por se conseguir "regenerar o dente e os seus tecidos em vez de os substituir por materiais sintéticos", sublinha Miguel Marto, recordando que "a perda total ou parcial de dentes por doenças da cavidade oral, como cáries, traumatismos ou doenças gengivais, representa um problema de saúde a nível mundial".

Assim, salienta o também docente da Faculdade de Medicina de Coimbra, citado pela UC, "a medicina dentária regenerativa procura, através da seleção e recolha de células estaminais, regenerar os tecidos perdidos, mas obter estas células apresenta várias dificuldades".

Este trabalho científico, de "elevado nível de complexidade", vem responder justamente "ao desafio de obter células semelhantes às células estaminais para serem utilizadas na medicina dentária regenerativa", afirma Miguel Marto, adiantando que os investigadores utilizam "fibroblastos gengivais, que são fáceis de colher numa consulta médico-dentária".

As células obtidas são depois utilizadas para dar origem a células próprias do dente, como os odontoblastos, que formam a dentina, o principal tecido duro dentário, possibilitando assim a sua utilização em procedimentos regenerativos.

Apesar de neste projeto "se procurar a formação de estruturas dentárias, o método de obtenção de células tipo estaminal por desdiferenciação de fibroblastos gengivais abre portas à utilização em muitas outras doenças", conclui Miguel Marto.

Liderado pela catedrática Eunice Carrilhoste, o estudo foi recentemente distinguido pela Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) com uma bolsa de apoio à divulgação científica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório