Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

A culpa não é só do envelhecimento. Nove causadores de rugas

As linhas que se formam no rosto não são apenas um espelho do avançar dos anos.

A culpa não é só do envelhecimento. Nove causadores de rugas
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rosto

Há quem diga que são sinal de sabedoria, há quem lhes associe uma vida feliz e risonha. As rugas tendem a contar histórias, mas nem sempre apenas histórias de vidas longas ou felizes. Apesar de serem uma consequência direta da idade, as rugas, na verdade, contam também histórias sobre o estilo de vida de cada pessoa.

Mais ou menos lisas, mais ou menos profundas, as rugas são uma reação externa do organismo a um sem fim de fatores físicos, emocionais e ambientais. O sol, por exemplo, é um dos principais impulsionadores das rugas, especialmente se em causa estiver uma exposição solar prolongada e desprotegia.

Como explica o site Eat This, Not That!, os dois tipos de raios ultravioleta (UVA e UVB) tendem a penetrar-se nas camadas da pele e causar queimaduras solares, que levam ao envelhecimento cutâneo precoce e, como consequência, ao desenvolvimento de rugas. Para o dermatologista Jerome Potozkin, "o primeiro e principal tipo" de rugas é o "dano solar crónico".

Também a poluição ambiental pode desencadear o aparecimento de rugas, especialmente se não for feita a devida limpeza da pele. Na prática, ao não tirar todos os agentes poluentes e radicais livres da superfície do rosto, a tendência para ter rugas antes do tempo é bem maior do que imaginamos, algo que se consegue agravar ainda mais quando essa mesma 'limpeza' não é feita também internamente. Como? Através de uma alimentação saudável e que impulsione a capacidade orgânica do corpo de se desintoxicar.

Tal como revela o site, uma dieta pobre em nutrientes (ou uma dieta altamente inflamatória, isto é, uma dieta feita à base de alimentos processados e industrializados que poucos ou nenhuns nutrientes têm) é também uma razão para justificar o aparecimento de rugas, tal como a ingestão elevada de açúcar (ingrediente que, por si só, acelera o envelhecimento do organismo e da pele) stress e a má qualidade de sono. Estes dois fatores tendem a andar de 'mão dada' e a controlar a qualidade de vida de uma pessoa, que acaba por sofrer todas as consequências internas e externas indesejadas.

Embora sejam práticas, as palhinhas podem ter um duplo efeito no aparecimento das rugas. Em primeiro lugar, por serem altamente descartáveis, estão altamente associadas ao aumento de plásticos nos oceanos e à maior poluição ambiental (que é uma das causas das rugas), em segundo lugar, levam ao hábito de comprimir os lábios, desenhando traços intensos em redor da boca.

E por falar em comprimir, aquele 'velho' franzir da testa quando não usamos a graduação correta nos óculos ou até nos esquecemos dos óculos de sol em casa é um outro fator a ter em conta na hora de apontar o dedo a potenciais culpados para as rugas.

No que diz respeito aos maus hábitos, o tabagismo consegue ter também um duplo efeito nas rugas: o fumador comprime os lábios quando lá coloca o cigarro e o tabaco, por si só, é um verdadeiro 'veneno' para a saúde, afetando-a interna e externamente.

Por fim, mas não menos impactante no aparecimento de rugas, está a pele seca, uma condição que, quando não tratada, leva danos cutâneos como as rugas.

Se quer começar já a prevenir o aparecimento de rugas ou, pelo menos, a atenuar a sua intensidade, aposte na alimentação. Estes sete alimentos são bons aliados. Se prefere optar por tratamentos dermatológicos, aqui tem os mais eficazes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório