Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Como evitar que a sua casa seja um '...

Como evitar que a sua casa seja um 'terreno minado'

Conheça os acidentes domésticos mais frequentes e como evitá-los.

Como evitar que a sua casa seja um 'terreno minado'
Notícias ao Minuto

23:10 - 11/09/17 por Vânia Marinho 

Casa Casa e Segurança

Os acidentes domésticos são mesmo muito comuns e as crianças e os idosos são os grupos que podem estar mais expostos a eles, mas ninguém está livre deles.

Entre os acidentes domésticos mais comuns, como reporta o site Buena Vida do jornal espanhol El País, estão as quedas, as intoxicações e asfixia, as intoxicações alimentares e queimaduras, os incêndios e a eletrocussão.

Fazer certas alterações na sua casa pode ajudar a prevenir várias destas situações, especialmente se tem crianças e idosos em casa.

Para tentar prevenir as quedas deve não só evitar encerar o chão de madeira, como retirar objetos do chão, proteger as esquinas dos móveis e colocar barras de segurança na parede da casa de banho. Deve ainda colocar barreiras nas escadas, para impedir que as crianças mais novas tente subi-las ou descê-las, bem como proteção extra nas grades das varandas, caso as tenha.

No que toca as intoxicações, raras na população adulta mas comum entre as crianças, deve tentar evitar as ingestões acidentais mantendo os produtos de limpeza e de higiene e os medicamentos longe do alcance das crianças. Se os quiser manter no móvel debaixo do lavatório, use um cadeado para manter as portas sempre fechadas.

Para evitar a asfixia acidental em menores deve impedi-los de utilizar brinquedos com peças muito pequenas e tirar do seu campo de visão botões, moedas, íman, berlindes, pilhas, etc. Quando as crianças estão na banheira ou na piscina devem estar permanentemente sob vigilância de um adulto.

As queimaduras podem ser prevenidas ao evitar colocar frigideiras com a pega para fora, não andar com panelas quentes ou água a ferver pela cozinha e, especialmente, com crianças por perto, e utilizar sempre luvas.

Já as intoxicações alimentares podem ser evitadas ao manter sempre os alimentos na sua respetiva embalagem ou com etiquetas, mantendo os produtos alimentares bem longe dos de limpeza e mantendo os produtos frescos no frigorífico – sendo que estes não devem estar fora dele mais do que uma hora antes da confeção ou ingestão – e os restantes em locais frescos e sem a incidência de sol ou proximidade do lixo.

Os incêndios, apesar de imprevisíveis, também podem ser contidos ao manter um extintor em casa e próximo da cozinha ou ainda com um detetor de fumo com alarme. E podem ser prevenidos ao certificar-se de que está tudo bem com a instalação elétrica e de gás, ao não fumar na cama e ao evitar despejar cinzeiros com cigarros mal apagados e ao ter muita atenção quando está a cozinhar.

A eletrocussão também pode ser evitada ao verificar a instalação elétrico, evitar ligar eletrodomésticos molhados, bem como estar a menos de um metro da água quando está com algo aparelho elétrico na mão e ao tapar todas as tomadas para que as crianças não coloquem lá os dedos.

Campo obrigatório