Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Duas receitas saudáveis para um regresso às aulas em grande

Se vai aproveitar o começo deste novo ano letivo para mudar alguns hábitos alimentares lá em casa, tem aqui duas receitas para começar em grande esta nova jornada.

Notícias ao Minuto

11:40 - 11/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Sugestões

A correria dos dias de hoje nem sempre permite passar na cozinha aquele que seria o tempo desejado (ou planeado). Entre viagens de ida e regresso para o trabalho e para a escola, entre tarefas laborais por concluir, trabalhos de casa por fazer, banhos, atividades extra-curriculares e tudo e mais alguma coisa, o tempo que resta para dedicar à alimentação é pouco ou quase nenhum.

Mas isso não é - ou não deve ser - uma desculpa para se comer mal. A alimentação saudável não é um bicho de sete cabeças, nem tão pouco uma ciência complexa. Pelo contrário: é no natural e básico que está o ganho. Depois, é só dar uma pitada de imaginação.

E prova disso é o recém editado 'Crianças Saudáveis, Famílias Felizes' [Lua de Papel] de Luísa Fortes da Cunha e Raquel Fortes. O livro conta não só com receitas práticas, versáteis e nutritivas - que tanto podem protagonizar a refeição principal, como também fazer sucesso em qualquer lancheira e marmita de escola ou trabalho -, como também funciona como uma espécie de bê-á-bá da alimentação saudável e das boas práticas diárias para a aplicar sem grandes complicações.

Se pretende aproveitar o começo deste novo ano letivo para mudar alguns hábitos alimentares lá em casa, tem aqui duas receitas do livro para começar em grande esta nova jornada. Aproveite e veja ainda a entrevista que as autoras deram ao Lifestyle ao Minuto.

Notícias ao MinutoCrianças Saudáveis, Famílias Felizes - A saúde dos filhos começa à mesa dos pais© Lua de Papel

Almôndegas energéticas de maçã

Tempo de preparação: 35 minutos - Serve: 12-14 almôndegas

Ingredientes:

1 Chávena de flocos de aveia

3 colheres de linhaça moída

8 ameixas secas

2 colheres de chá de manteiga de amêndoas

1 maçã cortada em pedaços

1 colher de chá de canela em pó

3 nozes picadas

8 amêndoas laminadas

3 colheres de sopa de arandos secos

1 colher de sopa de sementes de chia

1 colher de sopa de coco ralado

Preparação:

Pré aqueça o forno a 180º e forre um tabuleiro com papel vegetal. Triture as ameixas num processador se alimentos, junte a manteiga de amêndoas, a canela e a maçã cortada em pedaços e volte a triturar. Retire a pasta para uma taça e adicione os frutos secos, o coco, as sementes de chia, a linhaça e os flocos de aveia e misture até obter uma pasta homogénea. Molhe as mãos com água, molde bolinhas e disponha no tabuleiro. Leve ao forno cerca de 20 minutos até ficarem douradinhas e crocantes. Deixe arrefecer e guarde num frasco de vidro.

Dicas: Pode substituir a maçã por banana ou pera e acrescentar outros frutos ou sementes a gosto. Pode também acrescentar algumas pepitas de chocolate.

Como fazer manteiga de amêndoa: Coloque 2 chávenas de amêndoas previamente tostadas no forno num processador de alimentos. Triture até que os óleos das amêndoas se soltem e transformem em pasta. Está pronta.

'Burguers' vegetarianos

Tempo de preparação : 30 minutos - Serve : 12 unidades

Ingredientes:

1 beterraba pequena

2 cenouras

250 g de uma leguminosa à escolha (feijão-preto, grão, lentilhas, etc.)

6 cogumelos brancos

½ cebola

1 colher de café de sal marinho

1 colher de sopa de linhaça moída

250 g de cuscuz integral ou 2 a 3 colheres de sopa de farinha integral

1 colher de café de açafrão-das-índias

Tomilho e pimenta-preta q.b.

Preparação:

Comece por cozer o feijão-preto ou a leguminosa escolhida. Enquanto isso, descasque os restantes legumes, corte-os em pedaços e guarde. Pique o alho, a cebola e deixe repousar 10 minutos. De seguida, coloque-os no processador de alimentos, juntamente com os legumes e as especiarias. Depois, envolva o feijão-preto, amassando sem triturar. Junte o cuscuz ou a farinha integral e envolva até que o preparado fique com a consistência desejada. Para moldar os burgers, divida em partes iguais, faça bolinhas e achate-as. Leve ao forno num tabuleiro com azeite, durante cerca de 20 minutos, a 180 ºC.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório