Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Esta 'caneta' consegue detetar cancro nos tecidos em 10 segundos

O novo dispositivo poderá ajudar os médicos a distinguir os tecidos cancerígenos dos saudáveis durante cirurgias.

Esta 'caneta' consegue detetar cancro nos tecidos em 10 segundos
Notícias ao Minuto

10:32 - 07/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Quando os médicos operam um doente oncológico para remover o tumor do seu corpo pretendem remover o máximo de tecido cancerígeno possível e preservar o tecido saudável.

Muitas vezes esse processo realiza-se com recurso a gases ou solventes que podem ser perigosos para o corpo humanos ou com técnicas que demoram vários minutos. Mas agora um grupo de investigadores da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos da América, dizem ter criado um dispositivo que consegue detetar cancro nos tecidos, ao toque, em apenas 10 segundos.

Esta espécie de caneta, chamada MasSpec Pen, como reporta a revista Time, ainda não foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), agência que regula os medicamentos nos Estados Unidos. No entanto, os investigadores reportaram no estudo publicado ontem na revista Sciene Translational Medicine que o seu dispositivo portátil usa pequenas gotas de água para analisar amostras de tecido humano conseguindo detetar cancro com 96% de precisão e sem destruir o tecido.

No seu estudo os investigadores testaram o dispositivo em 253 amostras de tecido humano de cancros em órgãos como pulmões, ovários, tiroide e mama e compararam-nas com amostras de tecidos saudáveis. Os investigadores também testaram a caneta em ratos vivos com tumores e descobriram que o dispositivo conseguia detetar o cancro sem danificar os tecidos saudáveis circundantes.

Os investigadores pretendem continuar a testar este dispositivos e esperam avançar para testes em humanos já em 2018.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório