Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Sinais de carência de vitamina B12 aos quais deve prestar atenção

É a vitamina que mais 'dores de cabeça' dá aos vegetarianos, mas até quem consome proteína de origem animal deve prestar atenção às consequências associadas à carência da vitamina B12.

Notícias ao Minuto

23:00 - 05/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

De caráter hidrossolúvel, isto é, que atua na água do corpo, a vitamina B12 é uma das mais importantes para o bom funcionamento do organismo e para a saúde em geral.

Este micronutriente, de nome cobalamina, é fundamental para a qualidade e fluidez do sangue, para o funcionamento do metabolismo e para a prevenção de doenças cardíacas e mentais, pois exerce também um poder protetor do sistema nervoso.

Comummente associada aos alimentos de origem vegetal - figurando na carne, no leite, nos ovos, etc. -, esta vitamina pode ser também obtida por via vegetal, sendo os cereais fortificados, o leite de soja fortificado, a soja, a alga nori e o cogumelo shiitake alguns dos alimentos de origem vegetal onde se pode encontrar esta vitamina.

A vitamina B12 é uma verdadeira dor de cabeça para muitos vegetarianos, mas a verdade é que também as pessoas que consomem proteína de origem animal devem estar atentas a uma possível queda dos níveis deste nutriente, visto que a sua ação é afetada, por exemplo, pelos medicamentos da azia ou pelo simples envelhecimento humano.

A melhor forma de perceber se se tem ou não carência de vitamina B12 é através da análise dos sinais que o corpo vai dando, análise essa que pode e deve ser confirmada (ou negada) com um teste sanguíneo aconselhado por um médico.

Clique nas imagens acima e veja quais são os sinais de carência de vitamina B12 aos quais deve prestar atenção, segundo a Women's Health.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório