Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Será só tosse ou algo mais?

É comum quando estamos constipados, quando as alergias atacam ou quando simplesmente a respiração já viu melhores dias. Mas será só tosse ou algo mais?

Será só tosse ou algo mais?
Notícias ao Minuto

17:00 - 05/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A tosse, mais ou menos seca e mais ou menos ruidosa, é uma resposta comum do organismo a uma série de causas, como a constipação, as alergias, uma inflamação nos brônquios, entre outros.

À priori, a tosse é uma consequência benigna e inofensiva, contudo, a duração que tem e a intensidade que vai ganhando por revelar algo mais, devendo ser um fator de análise por parte de um médico.

A tosse aguda, por exemplo, pode ser um sinal claro de infeção na via respiratória superior, como acontece quando se tem rinossinusite, faringite ou laringite, condições que além de tosse causam ainda dor de garganta, febre e congestionamento nasal.

Quando a tosse vem lado a lado com pressão no peito, falta de ar e ruído a respirar, então podemos estar perante um caso de crise de asma. Já quando a tosse surge com uma espécie de afrontamento (azia), então o mais provável é que a pessoa esteja com aquilo a que se chama tosse crónica refratária, também denominada de síndrome da hipersensibilidade à tosse crónica. Algumas pessoas com a doença por refluxo gástrico gastroesofágico também podem ter como sintomas a tosse.

A bronquite é uma outra patologia que pode ter a tosse como sintoma, contudo, há que prestar atenção a um outro fator muito comum nestes casos: a expetoração. Se a tosse com expetoração dura entre três meses a dois anos, pode-se estar perante uma bronquite crónica ou uma bronquiectasia, caso se trate de um fumador.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório