Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Comer estes alimentos saudáveis todos os dias pode fazê-lo engordar

São saudáveis, mas isso não quer dizer que os pode estar a comer a toda a hora sem que isso o faça engordar.

Comer estes alimentos saudáveis todos os dias pode fazê-lo engordar
Notícias ao Minuto

13:02 - 05/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Dieta

Os alimentos são considerados saudáveis, não pelo seu baixo teor em calorias, mas pela sua riqueza nutricional, pela saciedade que promovem e pelos benefícios que trazem para o funcionamento e a saúde do corpo.

Portanto, não espere que comer alimentos saudáveis em quantidades exageradas o deixe impune quando subir à balança.

O site Cheat Sheet revelou alguns alimentos que, apesar de serem saudáveis, se forem comidos todos os dias e em grandes quantidades o podem fazer engordar.

O pão e os cereais integrais podem ser saudáveis, mas a revista Time alerta que muitos destes produtos – especialmente o pão de forma e os cereais de pequeno-almoço -,continuam a ser produzidos com farinhas refinadas, de forma industrial, e acabam por conter uma pequena quantidade de cereais integrais.

Os frutos secos, bem como as respetivas manteigas, também não são o tipo de alimento para comer todos os dias e várias vezes ao dia se quer emagrecer, pois acaba por conter muitas calorias, ainda que sejam de qualidade.

A fruta é saudável, mas a fruta desidratada tem uma maior concentração de açúcar natural e calorias do que a versão fresca, portanto, apesar de ser um bom snack, não é ideal para quem não quer ganhar peso nem é algo que se deve comer todos os dias.

Seja branco ou integral, encher o prato de arroz todos os dias, mesmo que se acrescentem muitos vegetais, não é a melhor estratégia para perder peso.

De acordo com o site Livestrong, é possível comer feijões regularmente e conseguir perder peso, mas comer feijão enlatado (rico em açúcar e sal) ou junto com molhos não é a melhor técnica para perder peso. Opte por comer feijão cozido por si, adicionado aos seus pratos principais ou sopas.

O iogurte grego tem mais proteína do que o iogurte comum e é rico em fibra, mas comê-lo, com ‘toppings’ como frutos secos, granola, mel e fruta fresca, mesmo que seja em pequenas quantidades, pode torná-lo demasiado calórico para comer todos os dias.

O abacate, nova ‘febre’ da alimentação saudável, é rico em gordura saudável, mas é importante saber que meio abacate pode conter mais de 100 calorias, portanto, se o seu objetivo é não engordar ou mesmo perder peso, o ideal é que não coma este alimento todos os dias.

O que importa mesmo reter é que se pode comer tudo, desde que seja com conta, peso e medida, e que mesmo quando falamos em alimentos saudáveis, é preciso haver sempre um equilíbrio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório