Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Cientistas desenvolvem câmara que permite ver através do corpo

Esta inovação poderá ajudar os médicos a fazer exames, cirurgias pouco invasivas ou até a diagnosticar doenças.

Cientistas desenvolvem câmara que permite ver através do corpo
Notícias ao Minuto

10:23 - 05/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Há muito que se desenvolvem técnicas médicas para ver de fora o que está dentro do corpo – desde a ecografia ao raio x ou à ressonância magnética -, mas agora os médicos poderão ver praticamente tudo o que está dentro do corpo de uma só vez, graças a uma câmara que permite através do corpo.

A câmara, que consegue ver através das estruturas e para o interior do corpo, deteta fontes de luz por trás de cerca de 20 centímetros de tecido corporal.

Como reporta o Science Alert, o protótipo foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, para ser utilizado conjunto com endoscópios – instrumentos utilizados para observar o interior de certos órgãos ou de certas cavidades, dotados geralmente de um tubo óptico com iluminação própria.

Os endoscópios são utilizados em vários procedimentos médicos, mas até agora era difícil conseguir confirmar externamente exatamente onde é que o endoscópio estava no corpo sem recorrer ao raio x.

Apesar de não se saber quando é que esta tecnologia poderá começar a ser utilizada em instituições de saída, esta é uma inovação promissora no campo das técnicas de imagiologia e diagnóstico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório